Navegar para Cima

Notícias

Através de vivências, famílias conhecem a proposta do Círculo Restaurativo

Para o encontro, foram convidados os pais/responsáveis das turmas envolvidas com a proposta e de entidades como PJM e Apamea
22/08/2018
Formação
Para o encontro, foram convidados os pais/responsáveis das turmas envolvidas com a proposta e de entidades como PJM e Apamea

Promover a cultura da paz e diminuir os conflitos pessoais são os grandes objetivos do Círculo Restaurativo, metodologia que busca melhorar relacionamentos e resolver diferenças através do diálogo. Foi essa proposta, que está sendo desenvolvida neste ano com as turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, que foi apresentada aos pais em uma reunião na última segunda-feira.

Na oportunidade, as famílias puderam conhecer a proposta do círculo e vivenciá-la. Os pais e educadores presentes sentaram-se em círculo e foram convidados a compartilhar com o grupo as percepções e preocupações sobre os estudantes. Diversas famílias também trouxeram que perceberam mudanças positivas no comportamento dos estudantes após as vivências no círculo restaurativo.

2.jpg

Os encontros do Círculo Restaurativo acontecem com as turmas de 5º e 9º ano EF no colégio, quinzenalmente, durante o horário de aula e são conduzidos pelo profissional Alceu Valim de Lima, que trabalha com essa metodologia. Esse projeto está sendo coordenado pelo Serviço de Orientação Educacional.

Durante os encontros, todos os estudantes são convidados a sentar em círculos, falar e ouvir os colegas, trazendo suas percepções, dificuldades e situações que estejam interferindo no bom convívio do grupo. Esses momentos visam empoderar os participantes, oferecer espaços neutros para a reflexão e construir um grupo onde os conflitos se tornem uma oportunidade e exercício de liderança.

“O círculo é um processo de diálogo que trabalha intencionalmente na criação de um espaço seguro para discutir problemas muito difíceis ou dolorosos, a fim de melhorar os relacionamentos e resolver diferenças. A intenção do círculo é encontrar soluções que sirvam para cada membro participante. O processo está baseado na suposição de que cada participante do círculo tem igual valor e dignidade, dando então voz igual a todos os participantes. Cada participante tem dons a oferecer na busca para encontrar uma solução para o problema". (Kay Pranis)