Aliando tradição e inovação, Marista Aparecida celebra 75 anos

Colégio
O colégio foi inagurado no dia 3 de março de 1940

Histórico
A história marista na cidade de Bento Gonçalves começou em 24 de janeiro de 1940, com a chegada do Irmão João da Cruz. Ele tinha a missão de instalar e se tornar o primeiro diretor do Colégio Nossa Senhora Aparecida. A inauguração do Ginásio Municipal Nossa Senhora Aparecida, como era conhecido na época, aconteceu no dia 03 de março de 1940.
Dez anos depois, começaram as obras de melhoria e expansão da escola, já em 1974, o Ginásio de Esportes, pioneiro na cidade, foi concluído. O Colégio foi percursor de momentos marcantes para Bento Gonçalves, como a criação do Escritório Modelo, referência de Ensino Comercial, e da Festa Nacional do Vinho, atual Fenavinho, que hoje é um evento consagrado em Bento Gonçalves.
O colégio, que nasceu da união entre os irmãos e a comunidade, atualmente conta com mais de 100 educadores focando a excelência acadêmica e a educação integral dos estudantes.
Diferenciais
Para se destacar no mercado durante 75 anos, mantendo a tradição aliada às inovações diárias, o colégio aposta em diversos diferenciais, que caracterizam o ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio, tais como a acolhida aos estudantes, valorização do brincar, a proximidade da família com o colégio, tecnologia educacional, segurança, estrutura física, hábitos de estudo, iniciação científica, atividades extraclasse, empreendedorismo, projetos por área de conhecimento, avaliações externas, construção de projeto de vida, entre outros.
Em 2015, o colégio fez vários investimentos para melhorar o serviço ofertado às famílias, tanto na parte pedagógica, quanto na estrutura física. Todas as ações de melhoria na parte estrutural e as aquisições estão alinhadas com a proposta pedagógica do colégio, de acordo com as Matrizes Curriculares da Educação Básica e as Diretrizes da Educação Infantil. Este movimento busca integrar os diversos setores, fazendo com que o colégio tenha mais energia para alcançar os próximos 75 anos oferecendo uma educação integral de excelência.
Além do Plano de Formação Continuada, que visa capacitar cada vez mais nossos professores e colaboradores, o colégio dá prosseguimento ao projeto de inclusão digital nas salas de aula, trocando os quadros negros por lousas digitais em salas do Ensino Fundamental, para trabalhar os conteúdos de forma diferenciada, estimulando o interesse dos estudantes. Até o momento, o laboratório de informática e as salas do Ensino Médio já contavam com esse diferencial. Além disso, equipamentos esportivos e tecnológicos, brinquedos, armários e bebedouros foram adquiridos.
Uma das principais obras de infraestrutura para o ano letivo de 2015 é a construção de um elevador no colégio, que dará acesso ilimitado aos quatro pavimentos. Com este investimento, o colégio se tornará mais acessível para toda a comunidade.
Catracas
Outro projeto de destaque do Marista Aparecida para 2015 é a instalação das catracas de acesso. Previstas para agosto, as catracas terão o objetivo de melhorar a segurança dos estudantes e demais comunidade escolar e facilitar o acompanhamento pedagógico. Com um investimento de mais de 130 mil reais, serão instaladas três catracas na entrada do Ensino Fundamental e Médio, e duas na entrada da Educação Infantil.
Informação em tempo real
Apostando na inovação para acompanhar a geração atual, cada vez mais ocupada e conectada, a Rede Marista lançou em 2014, o aplicativo para dispositivos móveis, o Marista Virtual. A ferramenta permite que os pais tenham acesso a notas, boletos e demais documentos escolares sem precisar sair de casa. Além disso, eles recebem notificações em tempo real de qualquer informação importante da rotina escolar.
Celebração
Para celebrar os 75 anos, o colégio preparou uma programação especial que se estende durante todo o ano. O objetivo central da celebração é trazer ao colégio as pessoas que fizeram parte dessa história: ex-alunos, ex-colaboradores, pais, lideranças e comunidade escolar. Além dos projetos, exposições e publicações, uma das principais ações comemorativas será a construção de um diário de lembranças. A obra interativa permitirá que aqueles que têm uma história curiosa, emocionante ou engraçada sobre o colégio compartilhem suas lembranças nesse diário especial. Para manter a informalidade, interatividade e a proximidade com o público, as histórias poderão ser escritas no livro de próprio punho.