Projeto Diálogos encerra em 2018 falando sobre Vínculos Afetivos

08/11/2018
Neste ano, foram realizados três encontros do projeto

​A educação ganha força quando a tarefa é assumida e compartilhada entre a família e escola. Entendendo a importância dessa parceria para melhorar as relações dentro da nossa comunidade escolar, criamos em 2018 o projeto Diálogos, que promove encontros mensais entre família e escola para trabalhar temas emergentes e pertinentes à vida das crianças e jovens junto aos pais, estudantes e educadores.

Nesta semana, foi realizado o 3º encontro do projeto, o último de 2018, que discutiu vínculos afetivos com a presença do Ir. Alfredo Crestani, psicólogo, que possui diversos livros publicados na área da psicologia e educação.

A proposta do projeto é criar espaços de trocas e discussões, construídos em parceria com as famílias, que são convidadas a sugerir os temas para serem trabalhados nos encontros, profissionais para acompanhar essa discussão e trazer amigos e colegas para multiplicar os aprendizados.

Nesse espaço, são discutidos temas que impactem a vida dos estudantes e famílias, compartilhadas angústias e boas práticas e traçadas estratégias para melhorar as relações pessoais e familiares na nossa comunidade educativa.

Em 2018, foram realizados três encontros do projeto. O primeiro, em setembro, discutiu a Empatia e as estratégias que devem adotar para ter uma educação cada vez mais empática. O segundo encontro, em outubro, trabalhou o tema Suicídio com o apoio de profissionais do Núcleo de Orientação frente ao Suicídio de Bento Gonçalves. E, por fim, em novembro, trabalhamos Vínculos Afetivos com o apoio do Ir. Alfredo Crestani.