Torneio FLL: equipe de robótica conquista premiação na etapa regional

30/10/2018
A seletiva aconteceu na Escola Sesi de Ensino Médio, em Pelotas

​Neste fim de semana, dez estudantes da Oficina de Robótica, educadores e pais voluntários viajaram até Pelotas para particpar da etapa regional do Torneio Internacional First Lego League. O evento aconteceu na Escola Sesi de Ensino Médio​ e contou com a participação de 31 equipes, que foram avaliadas a partir de seus conhecimentos técnicos e de um conjunto de valores e comportamentos essenciais para a premiação.

Das 31 equipes inscritas, o grupo que representou o Marista Aparecida ficou em 6º lugar na classificação geral, garantindo assim o 1º lugar na lista de suplentes para a etapa nacional. Além disso, o grupo de destacou na categoria Design do Robô, conquistando o 1º lugar no evento.

45004852_1975235122538290_5605087631592390656_n.jpg

Este foi o segundo ano que os estudantes do colégio participam desse torneio, e já demostraram um grande crescimento e amadurecimento em relação ao ano anterior. Para os próximos anos, o objetivo do colégio é melhorar o desempenho dos estudantes em todas as categorias e alcançar a classificação para a etapa nacional.

Sobre o Torneio

A FLL tem uma temática anual que é baseada em um assunto científico do cotidiano e neste ano é Exploração Espacial (Into Orbit). Os participantes precisam identificar problemas e propor soluções a curto prazo, bem como construir e programar robôs autônomos baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, para cumprir uma série de missões relacionadas ao tema.

O torneio conta com um sistema de avaliação internacional, que leva em consideração diversas habilidades e competências, são elas: o desenvolvimento e apresentação de um Projeto de Pesquisa que identifique e proponha uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar do nosso Sol.

Além do projeto de pesquisa, os estudantes precisam apresentar e explicar o Design do Robô criado pela equipe para os juízes, explicando a evolução do trabalho até o projeto final. O grupo também será avaliado pelo Desafio de Robôs, em que os competidores constroem e programam um robô autônomo para desempenhar as missões inspiradas pelo tema do desafio e marcar pontos.

Por fim, os grupos são avaliados pelo Core Values, valores humanos fundamentais que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valorizam o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade. Os principais valores avaliados são: trabalho em equipe, inovação, impacto social, inclusão, exploração de novas ideias e diversão!