3º ano EF prepara maquetes sobre os fenômenos da natureza

24/11/2016
Atividade faz parte da Sequência Didática sobre o cuidado com o meio ambiente

O 3º ano EF descobriu uma nova maneira de investigar os fenômenos da natureza: através de representações em maquetes. Depois de terem estudado em sala de aula como acontecem fenômenos mais conhecidos e mais raros, os estudantes foram para o Laboratório de Ciências para recriar os eventos em escala menor.

A trabalho faz parte da Sequência Didática que aborda o cuidado com o meio ambiente. A partir do questionamento "Como os seres humanos podem intervir para que os fenômenos da natureza não sejam cada vez mais impactantes para o meio ambiente em que vivemos?", as turmas pesquisaram sobre separação do lixo, as estações, o que é vivo e não-vivo durante o ano letivo, e agora investigam sobre os fenômenos da natureza. Com a ajuda das professoras e da educadora Camila Silva, responsável pelo Laboratório, cada turma se dividiu em grupos para a produção das maquetes. Segundo o o estudante Maurício Chiobato, da turma 131, a produção de maquetes, que envolveu a pesquisa em casa, facilitou o aprendizado, porque é possível ir mais a fundo no conteúdo. "Isso não significa que a profe não participa, ela nos ajuda a pesquisar", complementa Maurício. Os fenômenos escolhidos pela turma 131 foram os terremotos, tsunamis, vulcões, chuva de granizo, arco-íris, e um acontecimento raro, chamado de Boca do Inferno. A turma 132 escolheu, além destes, os deslizamentos. Para a produção, foram utilizados materiais como placas e bolas de isopor, sucatas, caixas de suco e de remédio, espuma, gel para cabelo, argila, lego e bolinhas de gel transparentes para simbolizar as chuvas. O projeto é finalizado no laboratório, onde os estudantes podem explicar o processo de construção das suas maquetes e a o que aprenderam sobre os fenômenos naturais. Na apresentação sobre vulcões e a Boca do Inferno, por exemplo, os grupos puderam realizar a tradicional experiência de fazer as erupções a partir da reação química do vinagre e sabão com o bicarbonato de sódio.

Confira as fotos da apresentação da turma 131 e da turma 132.