Navegar para Cima

Notícias

8º ano EF aborda questões sociais em pesquisas

07/05/2017
Educação
A partir da problematização Drogas: questão de saúde ou de segurança pública?, estudantes estudaram e debateram com os colegas, professores e especialistas.

A partir da problematização Drogas: questão de saúde ou de segurança pública?, os estudantes do 8º ano EF apresentaram suas conclusões sobre os estudos propostos pela área das Ciências Humanas, no 1º tri. Eles pesquisaram sobre questões como guerra às drogas, liberação total e parcial, tratamentos, usos medicinais, violência urbana e descriminalização.

Além de criar um espaço de debate, a proposta foi ampliar as concepções que os estudantes têm sobre estes temas, muitas vezes abordados de maneira superficial ou tendenciosa pelos meios de comunicação. A partir das aulas de geografia, história, ensino religioso e filosofia e das pesquisas em outras referências, as turmas puderam fazer conexões sobre os assuntos e perceber como eles estão ligados à grandes problemas sociais, as vezes como causas e em outras como consequências.

Também participaram do debate dois convidados, o psicólogo Nino César Marchi, pesquisador especialista em dependência química e parte da equipe do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas, e do agente da polícia civil na divisão de homicídios e mestre em direito na área dos direitos humanos Leonel Radde.