Atividades Extraclasse

ciência e tecnologia

O Marista Champagnat acredita que a formação do estudante deve ser em tempo integral, desenvolvendo diferentes habilidades dentro e fora de sala de aula.

​​Clube de Ciências: o Marista Champagnat, em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, desenvolve o programa Bioclube. A atividade reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por ciências para, juntamente com o professor, planejar e executar investigações. Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências. As inscrições e sorteio dos participantes ocorrem no início do ano letivo. As aulas acontecem semanalmente no laboratório da Faculdade de Biociências da PUCRS, com custo adicional para o estudante. Para participar os interessados deverão contatar a Secretaria Escolar.

Programa de Pré-Graduação – Pregrad: a PUCRS, em parceria com o Colégio, oportuniza aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio a possibilidade de participar do Programa de Pré-Graduação, com cursos e oficinas em diversos laboratórios da Universidade. Os jovens realizam investigação científica e inovação em diferentes áreas do conhecimento e as formas de seleção são divulgadas no decorrer do ano letivo.

Robótica: amplia a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização, pesquisa e autonomia do aprendizado, compreensão de alguns conceitos de Física e Matemática, tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito de diferentes opiniões para construir o saber. Essas aprendizagens são desenvolvidas com atividades lúdicas e desafiadoras que unem teoria e prática. As aulas acontecem semanalmente no laboratório de Robótica e Física, com custo adicional para o estudante. Para participar os interessados deverão contatar a Secretaria Escolar.

Clube de Robótica: espaço destinado a estudantes do 6º ano EF ao Ensino Médio que possuem conhecimento avançado de Robótica. Anualmente os estudantes do clube têm a oportunidade de participar do Festival Marista de Robótica, evento que reúne todos os colégios e unidades sociais da Rede Marista em um torneio que alia estratégia, espírito de equipe e tecnologia. As aulas acontecem semanalmente no laboratório de Robótica e Física, com custo adicional para o estudante. Para participar os interessados deverão contatar a Secretaria Escolar.

Super Cérebro: a modalidade foi desenvolvida com o conceito de academia para o cérebro, com uma metodologia inovadora de ensino. O programa funciona com a prática do Soroban (Ábaco Japonês) e jogos importados de tabuleiro, que contribuem no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. O método do Super Cérebro auxilia na concentração do estudante, raciocínio lógico e matemático, autodidatismo e disciplina. A dificuldade nos cálculos e jogos aumenta conforme o desenvolvimento do estudante, que pode participar da oficina por meses ou até anos. As aulas acontecem semanalmente no laboratório de Robótica e Física, com custo adicional para o estudante. Para participar os interessados deverão contatar a Secretaria Escolar.