A criatividade que inspira

Oportunizar as diferentes formas de se expressar é o principal objetivo da Mostra Marista de Arte.
11/09/2018
Cultura

​​​​​​​​​​​Realizada pela primeira vez, a Mostra Marista de Arte vem com a intenção de mostrar a importância da criação artística desenvolvida pelos estudantes, a partir da proposta pedagógica, além de reconhecer as múltiplas formas de expressões que ocorrem em nossas unidades, destacando as habilidades e competências.​

O evento acontecerá​ nos dias 18 e 19/9, terça e quarta-feira, nos Prédios 40 e 41 da PUCRS​. Ao todo, 137 projetos serão expostos, entre quadros, esculturas, fotografias, colagens, desenhos, arte digital e cinema. Além disso, haverá apresentações ao vivo de música, canto coral, teatro e dança. Dentre estes, nosso Colégio contará com a participação de 30 trabalhos​.​

A ideia é que o evento represente um espaço de aprendizagem e transformação, envolvendo diferentes manifestações culturais, que abram caminho para subjetividades, talentos e técnicas. A programação também contempla oficinas de desenho e pintura, oferecidas em parceria com a empresa de materiais escolares Tris, por meio do projeto Escola Criativa​. ​​ ​​

Para a educadora de Arte Giordana Castel, o bom uso da técnica artística envolvida, o protagonismo do estudante e a autonomia das próprias ideias foi o critério utilizado para a seleção de trabalhos.

“Quanto mais o estudante se coloca como protagonista e autônomo das próprias ideias, melhor é o resultado, porque é exclusivo, torna-se uma novidade. Entretanto, a técnica e a originalidade são os dois principais tópicos da minha curadoria para esse evento que reunirá produções artísticas das dive​rsas unidades da Rede Marista."

Leonardo Da Vinci: uma inspiração

pensadores-04.pngO artista renascentista Leonardo Da Vinci foi uma das inspirações para a edição inaugural da Mostra Marista de Arte. Ele foi o mais versátil artista de que se tem notícia, tendo atuado como pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico.

Leonardo era o que se denomina polímata – pessoa cujo conhecimento não se restringe a apenas uma área. Em nossa realidade hiperconectada e dinâmica, onde novas profissões e inovações surgem a todo momento, ele ressurge como sinal de esperança e exemplo para nosso jeito de ensinar e aprender junto aos estudantes.

​Demais eventos de rede

​Paralelamente à Mostra, ocorrerá o Festival Marista de Robótica, um dos maiores eventos do segmento no País, a 3ª edição da Mostra Marista de Iniciação Científica e o Open Campus, promovido pela PUCRS.