Navegar para Cima

Notícias

A prática esportiva e sua relação com os aprendizados de Ciências

​A área de Ciências da Natureza propôs aos nossos estudantes do 2º ano do Ensino Médio o desafio de relacionar as atividades esportivas com os aprendizados adquiridos.
19/07/2018
Nosso jeito de educar
​A área de Ciências da Natureza propôs aos nossos estudantes do 2º ano do Ensino Médio o desafio de relacionar as atividades esportivas com os aprendizados adquiridos.

​​A área de Ciências da Natureza, composta pelos componentes curriculares de Biologia, Física e Química, propôs aos nossos estudantes do 2º ano do Ensino Médio o desafio de relacionar as atividades esportivas com os aprendizados adquiridos.

Para realizar a sequência didática, projeto interdisciplinar por área de conhecimento que busca resolver uma questão norteadora, nossos estudantes se dividiram em grupos e escolheram uma modalidade esportiva. Os estudantes Ana Laura, Bruno Grassi, Gisele Abdala e Leonardo Migotto da turma 223, elegeram a corrida de 100m rasos, modalidade que consiste em correr em alta velocidade durante o percurso.

Para compreender melhor os efeitos sofridos pelo corpo de um atleta ao percorrer a corrida, o grupo realizou um experimento que consistiu em monitorar e coletar dados de um estudante durante a realização de treinos.

Ao realizar a prática, nossosos estudantes observaram as grandezas físicas aplicadas no esporte, como velocidade, aceleração, tempo, massa, distância e potência.

Para avaliar o gasto de energia e seus efeitos biológicos, o grupo comparou o peso do indivíduo com a potência de um robô desenvolvido no nosso Laboratório de Física e Robótica. O valor de gasto energético obtido em uma corrida de 100m rasos durante 25 segundos foi de 0,7655kcal.

Com o objetivo de entender como o efeito de substâncias lícitas e ilícitas no corpo afeta o desempenho de um atleta e relacionar os aprendizados de Química, nossos estudantes realizaram ainda um experimento. O grupo analisou uma amostra fictícia de urina, realizando testes antidoping e de medição de nutrientes.​