Alimentação saudável e a sua importância

Na Educação Infantil, projetos e atividades estimulam a saúde alimentar das crianças.
21/09/2018
Nosso jeito de educar

​​​​Uma alimentação saudável na infância e adolescência requer uma atenção redobrada. Quando equilibrada, ela promove a saúde, bem-estar, crescimento, desenvolvimento e prevenir doenças como anemia, diabetes e hipertensão. Nesta fase da vida, é o momento em que as crianças desenvolvem seus hábitos alimentares. Desta forma, nosso Colégio tem realizado ações e projetos com os estudantes da Educação Infantil, visando à saúde alimentar deles.

Com o objetivo de mostrar aos nossos estudantes que eles podem se divertir com uma alimentação balance​ada e saudável, a turma N1A realiza a atividade do Piquefrutas. A ação propõe que os estudantes, acompanhados pela professora, escolham e prepare​m as frutas para o lanche. Depois de fazer a refeição, eles se reúnem e conversam sobre a importância das frutas na alimentação diária e os benefícios que ela agrega na nossa saúde.

Já os estudantes do Nível 3, da turma N3B, tiveram o desejo de criar uma horta no pátio verde do Colégio. Com a intenção de plantar alimentos e descobrir de onde eles veem, a professora reuniu a turma para incentivá-los a pesquisar fatos do seu cotidiano. Deste modo, eles trouxeram para a sala as experiências das tarefas produzidas em casa, em conjunto com as famílias.

​Estudantes plantando temperos no pátio verde do colégio

O objetivo foi conhecer o processo de origem e cultivo dos alimentos (escolhidos pelos estudantes) e o como eles chegam até a mesa. Para a professora Rosenir Plá este projeto tem como foco principal entender como os alimentos chegam até nós. “Para a realização deste projeto, foi preciso perceber a importância da alimentação para o desenvolvimento do ser humano, refletindo sobre a escolha da comida que vai ingerir, adotando o autocuidado relacionado a alimentação. Também precisamos envolver a turma na busca constante pelo conhecimento e incentivá-los a pesquisar e investigar fatos do seu cotidiano, tendo em vista, sempre, o protagonismo e a aprendizagem com o outro. "