Navegar para Cima

Notícias

Aprendizagem significativa

29/10/2018
Nosso jeito de educar
Turno Integral realiza projeto sobre aviões com diversas atividades práticas.

​​Muitos são os projetos e atividades realizados com os estudantes do Turno Integral com o objetivo de significar, ainda mais, suas aprendizagens. Um dos projetos que está em desenvolvimento com a turma do 1º e 2º ano EF (manhã), é o Amigos do Grande Voo, que surgiu a partir da leitura do livro As aventuras do Avião Vermelho, da autora Eva Furnari.

A partir disso, a curiosidade dos nossos estudantes veio à tona e muitos questionamentos surgiram, como por exemplo: “Quem criou o primeiro avião?", “Como ele voa, se as asas não se mexem?", “Qual foi o primeiro avião?", “O piloto estuda?".

IMG_20181022_112949749.jpgPesquisas em sala

Para obter todas essas respostas e realizar descobertas foi que os estudantes realizaram pesquisas em livros, vídeos e internet. Com a partilha das experiências sobre os estudos, puderam contextualizar para os colegas as novas aprendizagens.

Juntos, nossos estudantes construíram um território, na sala de aula, para que pudessem viajar, com mapas sinalizando rotas, pista de pouso e até mesmo um avião de madeira com poltronas e manche. Esse espaço oportunizou aos estudantes diversas vivências e interações.

IMG_5405.JPGSimulação de voo

Outra atividade realizada foi a visita orientada na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS. Lá nossos estudantes puderam aprender um pouco mais sobre a formação de um piloto, esclarecer dúvidas e conhecer a sala de preparação para voo, onde tiveram a experiência de serem copilotos no simulador de voo.​

O projeto está sendo registrado em uma pasta personalizada, também confeccionada pelos estudantes. Ela contém anotações, fotos e desenhos.