Boas práticas na internet

08/11/2018
Nosso jeito de educar
Diferentes formas de dialogar com os estudantes sobre este assunto.

​Com o objetivo de orientar e instrumentalizar os estudantes quanto ao bom uso da internet e das redes sociais, realizamos com nossos estudantes de 3° ao 7° ano EF o projeto Rede Social: Boas práticas, como fazer?. A atividade contou com um bate-papos, reflexões, espaços para partilha, diálogo com o Setor de Comunicação e Marketing do Colégio e com a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.

Com as diferentes formas de dialogar que realizamos, buscamos mostrar aos estudantes como administrar o tempo e os cuidados que devem ter com esta ferramenta. Desta forma, os estudantes do 9° ano EF e Ensino Médio, realizaram um bate-papo com as turmas explicando a forma como eles, estudantes, utilizam as redes sociais, tanto para o lazer quanto para o estudo. Já o setor de Comunicação e Marketing do Colégio, falou sobre os riscos que a internet pode causar e os benefícios que ela pode trazer, se utilizada da maneira correta.

Outra ação realizada pelo Serviço de Orientação Educacional, em parceria com o Setor de Comunicação e Marketing, desenvolveu adesivos de boas práticas nas redes sociais, para que os estudantes possam utilizá-lo em seus celulares e ter sempre presente o bom uso que podem fazer da tecnologia.

​Estudantes participam de palestra na PUCRS

Para Orientadora Educacional Ana Paula Bottin, a atividade foi produtiva e ajudou a conscientizar os estudantes quanto ao bom uso destas ferramentas tecnológicas. “A atividade foi desenvolvida a partir de uma percepção do crescente uso do celular pelas crianças de 8 a 11 anos, muitas vezes sem a supervisão dos pais. Deste modo, muitos conflitos e preocupações apareceram no ambiente escolar, por esta razão buscamos neste projeto estratégias de orientação e prevenção. Em relação as palestras, os estudantes e professoras nos deram um feedback muito positivo, ao falarem que se envolveram com a atividade e mudaram suas práticas, inclusive orientando os familiares."

Para contribuir com as famílias, neste ano, foi realizado a segunda edição do Fórum das Famílias, abordou a temática: Clicar ou brincar: a influência das mídias digitais nas infâncias, com o objetivo de valorizar o diálogo e a troca de conhecimento entre as famílias e a escola, com a Psicóloga Ilana Andretta. A atividade abordou o uso precoce e excessivo da tecnologia, suas consequências e a influência da tecnologia na dinâmica familiar na aprendizagem dos estudantes. E no mês de setembro, realizamos a palestra Diálogos sobre a relação dos adolescentes com as tecnologias, com o Jornalista e Coordenador de Comunicação dos Colégios e unidades Sociais Tiago Rigo.  A ideia é fazer o projeto ter continuidade no próximo ano letivo.