Brasil: nossa terra, nossa gente

14/11/2018
Nosso jeito de educar
Diversidade cultural do RS é destaque em projeto do 4° ano EF.

​​​​Nossos estudantes do 4° ano do Ensino fundamental realizam o Projeto Brasil: nossa terra, nossa gente, com o objetivo de conhecer a história da imigração no Brasil e em especial, no Rio Grande do Sul. O estudo contempla pesquisas sobre: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos dos países colonizadores do nosso Estado e sobre a história do povo gaúcho.

O Rio Grande do Sul é um dos estados mais ricos culturalmente falando quando o assunto é diversidade. As pesquisas realizadas pelos estudantes resultaram em dois grandes momentos que contaram com a participação das famílias: uma apresentação musical e uma exposição de trabalhos, realizadas no dia 12 de novembro.

A apresentação foi realizada no Auditório, e os familiares puderam prestigiar a homenagem realizada aos colonizadores e imigrantes que contribuíram para a formação da identidade do Rio Grande do Sul. A exibição contou com danças típicas indígenas, africanas, espanholas, portuguesas, italianas e alemãs. A exposição foi realizada nos corredores de acesso ao auditório através de maquetes, cartazes, releituras de obras de arte e telas.

Confira algumas fotos da atividade.

Sobre os Anos Iniciais

​​É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

Em 2019, seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.​​​​