Navegar para Cima

Notícias

Arte corporal

05/11/2018
Nosso jeito de educar
Arte Mehndi, manifestação artística que gera conhecimento e produz significados.

​​​​​​​O ensino da Arte tem por objetivo estimular o conhecer, apreciar e refletir sobre as produções artísticas individuais e coletivas de diferentes culturas e épocas, compreendendo a diversidade de valores que orientam o seu próprio modo de pensar e agir na sociedade. 

Com base nos estudos sobre a arte hindu, nossos estudantes do 8° ano EF realizaram um trabalho de pintura que envolveu pesquisa, pintura corporal, enquadramento e cenário. A atividade consistiu em replicar e criar pinturas a partir da Arte Mehndi, tradição/decoração corporal no subcontinente indiano, no Oriente Médio e na África.

A Arte Mehndi originalmente é feita em mulheres e em alguns casos em homens. A técnica é tipicamente aplicada durante ocasiões especiais como casamentos e festivais.

​Estudantes produzindo a arte na sala de aula

Para compreender mais sobre essa forma de expressão, nossos es​tudantes realizaram pesquisas e puderam colocar em pratica suas descobertas. Eles confeccionaram em seus corpos pinturas com henna, onde puderam usar a criatividade e o pensamento artístico para dar sentido a essa experiência, ampliando a sensibilidade e suas percepções.

O resultado do trabalho foi registrado por meio de fotos, visando uma composição fotográfica, junto aos cenários escolhidos.

Sobre os Anos Finais

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​