Navegar para Cima

Notícias

Cultura em destaque

Projeto propõe estudos sobre a história do Rio Grande do Sul.
09/10/2018
Nosso jeito de educar
Projeto propõe estudos sobre a história do Rio Grande do Sul.

​​​​​Com a finalidade de aprofundar o conhecimento relacionado com a cultura e com a história do Rio Grande do Sul, nossos estudantes do Ensino Médio realizaram pesquisas e apresentações de trabalhos nas disciplinas de História, Literatura e Sociologia.

O projeto propôs temas diferentes entre as turmas. O 1° ano EM ficou responsável pela parte da cultura, tradição e pertencimento (chimarrão, fardas militares, vida no campo, significado dos lenços e etc.) e o 2º ano EM pela História dos indígenas, vinda dos portugueses e espanhóis, colonização europeia, lendas do RS e etc.

Uma das atividades foi a caracterização dos estudantes com vestimentas típicas gaúchas e apresentação artística das músicas tradicionais do nosso Estado, Pezinho e Maçanico. Durante as danças houveram apresentações musicais de educadores do Colégio.

Esta atividade contou com a presença do CTG Estância da Azenha, representado por dois casais adultos de dança, que realizaram apresentações em conjunto com os estudantes. Para o representante do CTG, Márcio, as apresentações foram surpreendentes: “É muito bacana ver eles se apresentarem. Nós estávamos dançando juntos lá no palco e resolvemos parar só para assistir eles, pois a maneira que se apresentaram foi muito bacana, inclusive nos deu ideias para serem levadas ao nosso CTG", afirmou Márcio.

Estudantes prestigiam a apresentação dos trabalhos. ​

Para o estudante Luiggi Cassol, da turma 222, esse projeto possibilitou o entendimento da cultura através de diferentes formas. “Esse foi um trabalho diferenciado, pois pudemos apresentar a cultura e a história do nosso Estado, além de resgatar a história que o nosso Rio Grande trouxe para nós. Assim, conseguimos aprender um pouco mais sobre os conceitos dos gaúchos, o formato do RS e o quanto isso é relevante para entendermos a sociedade em que estamos inseridos hoje." ​