Formação Continuada

12/11/2018
Formação
Momentos de capacitação, qualificação e integração entre educadores.

​​A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar. Durante as Jornadas Pedagógicas e em outros encontros formativos realizados ao longo do ano, promovemos momentos de estudo, capacitação e integração. Nossos educadores também são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação. Nas últimas semanas participamos de três formações.

SagaLab Tecnologia e Educação

A formação do SagaLab, realizada no TecnoPuc, teve como objetivo introduzir os conceitos básicos da plataforma Arduino. O conteúdo foi visto de forma prática e aplicada por meio de desenvolvimento de projetos de automação. Neste curso, participaram os responsáveis por tecnologias educacionais do nosso Colégio, César Desimon e Henrique Bittencourt.

X CiDU

O X CIDU – Congresso Ibero-americano de Docência Universitária é um congresso destinado a promover um espaço de encontro entre professores, estudantes e pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento.  O tema central apresentado foi o Envolvimento Estudantil na Educação Superior. Assim, nosso Colégio foi representado pela professora de Química Denise Costa, que apresentou o projeto intercâmbio entre universidade e escola de educação básica: análise de práticas pedagógicas que contribuem com a formação docente, realizado em parceria com outros educadores, no eixo temático de Práticas Pedagógicas e Inovação na Educação Superior. O evento foi promovido pela AIDU e organizado pela PUCRS.

38º EDEQ - Encontro de Debates em Ensino de Química

O EDEQ é um evento que conta com a participação da comunidade da Educação Química de todo o Brasil, a fim de planejar, avaliar e desenvolver ações (Mesa Redonda, Apresentação de Trabalho, Temas em Debate, Palestras) durante o encontro para haver trocas de saberes, experiências e conhecimentos entre esta comunidade. Deste modo, nosso Colégio foi representado pelas professoras de Química Denise Costa e Jéssica Zanella e pela estagiária Larissa Cabral da Silva que apresentaram o projeto Análises clínicas e o doping no esporte: uma proposta fundamentada no educar pela pesquisa e práticas investigativas, o qual ela integra.

As diversas situações do espaçotempo escolar exigem dos sujeitos, no exercício de seus ofícios, a capacidade de enfrentar desafios, superar frustações e aprender a conviver com as mudanças, vendo nelas oportunidades de crescimento e de novas aprendizagens. Tendo em vista a formação de nossos educadores, participamos de programas de formação continuada em serviço, a fim de qualificar nossa competência pessoal e profissional, buscando juntos as estratégias e os métodos mais apropriados na educação dos estudantes.