Lançamento de livro

14/11/2018
Cultura
2º ano EF lança o livro "Muitas viagens, grandes histórias "na Feira do Livro de Porto Alegre.

​​​​​Na quarta-feira, 14 de novembro, nossos estudantes do 2º ano EF participaram da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, com o lançamento do livro Muitas viagens, grandes histórias. A produção é resultado de meses de estudo e reúne textos e desenhos produzidos por eles, em sala de aula. ​O lançamento e a sessão de autógrafos aconteceu no Hall do Memorial do Rio Grande do Sul.

DSC_0082.JPG​Acolhida aos estudantes e famílias pela Vice-Diretora Educacional Shirley Cardoso e Coordenadora Pedagógica Glauce Pires

O lançamento do livro celebra a conclusão do processo de alfabetização dos estudantes, iniciado no 1º ano EF. A construção dos textos iniciou a partir do estudo sobre gêneros textuais, construção de histórias coletivas e exercícios de leitura e escrita. A produção dos desenhos foi realizada após a escolha do tema do livro. Para contribuir com esse processo de produção, os estudantes realizaram atividades de pintura, releituras e montagens.

DSC_0099.JPG​As turmas realizaram uma apresentação musical para as famílias, antes da sessão de autógrafos

As professoras destacam que durante o estudo os estudantes puderam reconhecer as diferentes funções da escrita, compreender que a língua oferece recursos para alcançar diferentes finalidades comunicativas, conhecer e compreender os gêneros literários, além de desenvolver o gosto pela leitura, imaginação, criatividade, desenvolver habilidades artísticas.

DSC_0114.JPGDedicatórias repletas de carinho para os familiares marcaram o lançamento do livro​

Durante o ano letivo as turmas realizam diversos projetos que com a alfabetização e algumas atividades contam com a participação das famílias, parcerias fundamentais nesse período escolar.​

Confira mais algumas fotos do lançamento do livro.

Sobre os Anos Iniciais

​É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

Em 2019, seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.​​​