Navegar para Cima

Notícias

Mesclando teoria com a prática

Como forma de dar continuidade ao aprendizado, estudantes visitam Museu Egípcio.
18/09/2018
Nosso jeito de educar
Como forma de dar continuidade ao aprendizado, estudantes visitam Museu Egípcio.

​​​​​​A partir de leituras e questionamentos sobre o Egito Antigo, a professora da turma 111 propôs a turma a realização de um projeto que tratasse sobre o tema. Assim, os estudantes, por meio de pesquisa, puderam conhecer mais sobre a cultura e os costumes deste povo.  

De posse do conhecimento, foi a hora de colocar em prática as aprendizagens. O estudo despertou nos estudantes o interesse em saber como viviam as múmias, os faraós e como eles se comunicavam.  Desta forma, a professora trouxe para a sala de aula trabalhos práticos, como a criação de papiros, a utilização de argila para representar as esculturas feitas de pedra e releitura de fotografias. 

Como forma de encerrar o conteúdo e unir a teoria com a prática, nossos estudantes foram até a Exposição do Museu Egípcio Itinerante, localizado no Bourbon Shopping Wallig,  que contém um acervo significativo de informações, apresentadas em forma de réplicas esculpidas, pinturas em papiros, etc., que permitem aos visitantes do museu itinerante um mergulho na história desta fascinante civilização; dos costumes, do povo, das crenças, das realizações artísticas e arquitetônicas, tudo o que torna possível o entendimento de uma civilização que há cinco milênios atrás já conheciam técnicas que usamos até os tempos atuais.​

Estudantes tiram foto com artefato Egípcio durante a visita

A importância de conhecer a história e o incentivo à pesquisa foi o mais produtivo nesta atividade, para a professora Clarissa Petersen. “A partir das pesquisas e vivências foi possível que as crianças conhecessem a história de uma importante civilização que nos enriquece até hoje com sua cultura. Em síntese, constatamos que as crianças se apropriam mais dos conhecimentos quando os questionamentos e discussões partem delas mesmas, tornando-as autoras e protagonistas de suas aprendizagens. "​​

O Museu Egípcio Itinerante apresenta uma visão ampla da história egípcia, com mais de três milênios de civilização. Através de seu acervo com mais de 400 peças. O Museu Egípcio usa uma linguagem para apresentar esta riqueza oferecendo a oportunidade de mergulhar nos mundos dos Faraós através de um espetáculo de som e luz, onde as estátuas contam parte da história.