Navegar para Cima

Notícias

Novas descobertas

Projeto proporciona aos estudantes descobertas sobre corpo humano.
26/09/2018
Nosso jeito de educar
Projeto proporciona aos estudantes descobertas sobre corpo humano.

​​​​​​A pedagogia de projetos possibilita diferentes termos de organização pedagógica, ao proporcionar oportunidades de aprender os conhecimentos construído na história da humanidade. Desse modo, as crianças aprendem os conteúdos através das múltiplas linguagens. Com base no estudo do corpo humano e das curiosidades sobre a nossa espécie, nossos estudantes do Nível 3, da turma N3A, participam de um projeto sobre a análise dos ossos e suas funções. Perguntas sobre do que são feitos os dentes? para que servem os ossos? e como ficamos em pé? foram as mais pertinentes em sala de aula.

A partir dessas perguntas, iniciou o estudo sobre a origem da vida e sobre a formação óssea humana desde o bebê até a vida adulta. Desta forma, nossos estudantes foram adquirindo informações para realizar as tarefas. Atividades como desenhar o esqueleto humano e participação em mostra científica foram contempladas com a visita do Dr. Tiago, pai do estudante Vitor. O médico mostrou às crianças como funciona o aparelho do raio x e os ensinou a escutar o coração do colega através do estetoscópio.

Estudantes olham raio x, após ensinamentos do médico.

​Nesta faixa etária, as crianças despertam o lado curioso e estudos sobre assuntos diferentes é o que mais chama a atenção. Para a professora Naiana, esta busca pelo conhecimento faz despertar o fascínio por novos saberes. “Essa busca por conhecimento causa um fascínio nas crianças. A busca sobre o corpo humano e suas funções fazem parte da construção da identidade e da consciência corporal. "

Outra ação que integrou o projeto foi uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, onde os estudantes puderam vivenciar de forma prática a análise dos ossos. ​