Qualidade de vida

24/10/2018
Nosso jeito de educar
Estudantes e familiares debatem sobre os impactos da tecnologia em suas vidas.

​​Vocês já pensaram em estudar Matemática em conjunto com seus filhos e ainda por cima ter eles como professores? Foi com este viés que nossos estudantes do 4º ano EF realizaram o projeto Tecnologias e qualidade de vida. A atividade teve como objetivo incentivar os jovens a refletirem sobre o uso e a influência da tecnologia na qualidade de vida das pessoas. Desta forma, eles utilizaram a ferramenta Scratch para construir jogos educativos que auxiliam nos estudos da Matemática de forma lúdica e educativa.

Os projetos foram apresentados na Mostra Cientifica do Colégio e despertaram o interesse das famílias em saber como foram construídos. Assim, os familiares foram convidados para virem no Laboratório de informática da escola e explorarem essa ferramenta de linguagem de programação, tendo seus filhos como instrutores.

Estudantes explicam aos familiares como funciona a ferramenta de forma prática.​

Sobre o Scratch ​

O Scratch é uma ferramenta de programação visual que está destinado à criação de sequências animadas para aprendizagem de programação de forma simples e eficiente. Ele oferece uma interface de fácil compreensão, além de possibilitar que você trabalhe com imagens, fotos, músicas e crie desenhos. O principal objetivo desta ferramenta são crianças do Ensino Fundamental, permitindo a construção de animações com uma abordagem interdisciplinar.

Sobre os Anos Iniciais

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

Em 2019, seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.​​​