História

Inicialmente, nosso Colégio era um lugar para a formação de Irmãos Maristas. Fundado em 17 de maio de 1920, o Instituto Champagnat era a sede da Administração Provincial, mas também tinha como finalidade oferecer todas as etapas pelas...

​​​​​Inicialmente, o nosso Colégio era um lugar para a formação de Irmãos Maristas. Fundado em 17 de maio de 1920 e denominado Instituto Champagnat, nossa escola era a sede da Administração Provincial, mas também tinha como finalidade oferecer todas as etapas pelas quais os jovens passavam para chegarem a serem Irmãos Maristas (Juvenato, Postulado, Noviciado e o Escolasticado).

Em 26 de fevereiro de 1946, foi deferida pelo Presidente da República e pelo Ministério da Educação a autorização para instituir o Curso Ginasial no Instituto e passamos a ser chamados Colégio Champagnat. Os cursos Científico e Clássico eram frequentados por jovens Irmãos e por Juvenistas, candidatos a Irmãos Maristas.

Apenas 10 anos depois, em 1956, a nossa escola recebeu alunos externos da comunidade local. No ano em que abrimos as portas para toda a população estudantil, 1961, iniciamos uma parceria que até hoje gera muitos frutos e contribuições para o avanço do ensino. Devido à necessidade de espaço, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), iniciou a construção da Cidade Universitária nos terrenos do Instituto Champagnat.​​

Atualmente, com cerca de 1,2mil estudantes e 160 educadores, acreditamos que fazer escola como São Marcelino Champagnat sonhou, é acreditar no ensino como transformação social e educar por meio da evangelização, de maneira que seus valores sejam intrínsecos na vida de cada pessoa que passa pelo nosso Colégio.