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O mundo mágico da leitura

16/11/2018
Nosso jeito de educar
Desde a Educação Infantil ao Ensino Médio os estudantes são convidados a integrar-se no mundo mágico da leitura.

​​​​​​​​​​​​A cada página virada de um livro, viajamos por um mundo de sonhos e fantasia. É como uma espécie de realidade paralela repleta de descobertas, encantamentos e aprendizagem. Nasce, assim, a cumplicidade entre o leitor e a obra, permeada pelo prazer que só a leitura é capaz de proporcionar. Além disso, ler com frequência leva à apliação do vocabulário, ao aprimoramento da escrita e do raciocínio, e ao desenvolvimento da capacidade crítica e da imaginação. 

Sob essa perspectiva, a família e a escola são as principais incentivadoras da formação de leitores, por meio de diversas experiências diárias, que vão desde brincadeiras, músicas e contação de histórias, entre outras vivências, até atividades planejadas de acordo com a faixa etária das crianças e dos adolescentes. Outro fatos primordial está nos ambientes pensados para a leitura, contribuindo com espaços de meditação, interaçaõ e suporte cultural.  

Incentivo à formação de leitores

A criança que tem contato com a leitura desde cedo se comunica, se desenvolve e aprende melhor. Por isso, na Educação Infantil e Anos Iniciais, os estudantes são incentivados constantemente a desenvolver o prazer pela leitura. O estímulo a essa atividade se dá através da troca de livros, bem como pelos momentos de contação de histórias, que são realizados sistematicamente em diferentes espaços. Além disso, os estudantes participam do projeto Dando Asas à Imaginação, em que cada turma recebe, na Festa da Literatura, uma biblioteca própria, fazendo rodízio de leituras em sala de aula. Também fazem parte desse projeto momentos de integração com autores, realizados no Colégio, nas Feiras do Livro, nas Jornadas de Literatura e nas livrarias locais.  

Já para os estudantes dos Anos Finais o hábito da leitura é aprofundado com atividades criativas que despertam o gosto pela leitura. Nesse sentido, o processo de leitura é construido a partir de um planejamento na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que procura ampliar as atividades a partir de diferentes gêneros textuais, como romance, drama, HQ e narrativas. Dessa forma, o planejamento também viabiliza o aprendizado da Língua Portuguesa a partir do vocabulário dos estudantes para suas produções e dos recursos utilizados para a construção do sentidos dos textos. 

​Durante os trimestres, várias atividades são realizadas com os estudantes, como a construção de caixas literárias, utilizando objetos que contam a narrativa lida, exposições fotográficas, construções de poemas, pequenos esquetes teatrais, varais literários e registros através de histórias em quadrinhos, colocando em pauta as variedades linguísticas da nossa cultura e o estudo das figuras de linguagem, que vão muito além das metáforas.  

No Ensino Médio os estudantes são incentivados a ler, resumir, debater, opinar e criar. Por meio do Café com Leitura, os estudantes realizam debates que refletem a análise de obras literárias. Além dos diversos autores, as leituras exigidas para os vestibulares são trabalhadas com maior ênfase. ​O Cinema Literário também objetiva o incentivo a leituras brasileiras e estrangeiras. Através do projeto, os estudantes do 1º e 2º ano EM são convidados a trabalhar literatura e cinema na prática, buscando por meio de uma visão multidisciplinar, inserir a arte do cinema no processo de ensino-aprendizagem.

Todas essas atividades  têm como intuito promover a expansão do aprendizado e a preparação acadêmica, trazendo à tona a possi​bilidade do estudante se posicionar dentro do contexto social e cultural das obras literárias, refletindo de forma coerente sobre a história e seus traços contemporâneos. Segundo a educadora Janaina Gomes, o exercício da leitura representa um papel essencial na formação de todo educando. "O hábito de ler permite uma ampliação incrível de nosso conhecimento, vocabulário, e nos faz participar de um mundo de saberes", enfatiza. ​​