Navegar para Cima

Conceição

Vale a pena LER de novo: espaço diferenciado na Biblioteca Central

​O local, "Vale a Pena Ler de Novo" foi montado no início de 2011, com o objetivo de destacar livros importantes do cenário literário, evidenciando aos estudantes obras que talvez fiquem esquecidas após serem lidas uma vez. A iniciativa foi da Auxiliar de Biblioteca, Dione Feltrin.

Para fazer com que todas as turmas tenham acesso ao espaço foi montado um lugar destacado para os livros, um tóten de metal fica expondo as dicas da biblioteca. O local é atualizado mensalmente e proporciona o rodízio de leitura entre as turmas da 5ª série do E.F. ao 3ª ano do E.M., que frequentam a Biblioteca Central.

Mostrar alternativas e ser criativo na motivação para a leitura faz com que os jovens vejam na biblioteca um atrativo a mais e não apenas um local para pesquisas. Foi assim que o espaço conquistou os estudantes do Colégio, alternando títulos, autores e temáticas, que vão desde romance, aventura até drama e suspense.

A leitura é fonte de inspiração e cohecimento, indicada a todas as idades, o que o local representa é o incentivo ao conhecimento, destacando que não é pelo fato do livro ser antigo ou já ter sido lido anteriormente que ele não possa ser apreciado novamente.

Prova de que a ideia deu certo é que os livros expostos no "Vale a pena ler de novo", realmente chamam a atenção dos alunos que entram na biblioteca, "eles ficam curiosos para ver qual indicação de leitura do mês", relata ‎‎Dione Feltrin, que criou o espaço, "eu faço uma sinopse dos livros que coloco para chamar atenção e se eles querem olhar antes de pegar, eles olham, lêem e quase sempre levam para ler em casa." ressalta.

Um dos livros que foi destaque desde que o local foi criado foi "A Caverna dos Magos" de Philip Pullman, Jacqueline Wilson, Russel Hoban, que foi exposto no mês de setembro. A indicação fez tanto sucesso que as turmas da 6ª série pediram para a professora de literatura colocar o livro na lista de leitura para o próximo ano.

Visite a Biblioteca Central e o "Vale a pena ler de novo", o local irá te direcionar para uma leitura saudável e expontânea, relembrando histórias que já foram lidas, que não são lançamentos, mas que foram sucesso e que se destacam na literatura. Aqueles clássicos de autores memoráveis e as coleções da literatura infanto-juvenil para todos os gostos estão esperando você.