#FalaAíEducador apresenta a professora de filosofia Luana Bitencourt

14/12/2017
Colégio

Publicado nas sextas-feiras, o espaço #FalaAíEducador é dedicado para apresentar a equipe de educadores do Marista Graças. Para além de um currículo, os educadores são convidados a compartilhar sua trajetória, seus sonhos e um recado especial para os estudantes.

Nesta semana é a vez da Luana Bitencourt, confira! Nome:
Luana Bitencourt

Professor de:
Sou professora de filosofia e ensino religioso das séries finais e ensino religioso no Ensino Médio.

Quanto tempo no Marista Graças?
Estou há três anos e meio como professora e fora alguns anos como estudante! (Risos).

Como começou na educação?
Eu sempre quis ser professora, então no ensino médio resolvi fazer o curso normal (magistério), e para minha alegria, fui contemplada com uma bolsa de estudos aqui mesmo no Marista, onde tudo começou.

Qual a sua formação?
Sou graduada em filosofia, mestre em Teoria da literatura e agora, de volta aos estudos, estou cursando a segunda graduação em Letras - português.

Quem te inspirou para ser educador?
Eu sempre soube que seria professora, desde de criança já me imaginava ensinando, mas foi no curso de magistério que optei pela filosofia, pois tive o privilégio de ser aluna do professor e irmão Nadir Bonini, mais conhecido como Ir. Bolinha. Ele me apresentou o mundo das perguntas, das indagações e principalmente da curiosidade. Nas aulas dele eu só pensava: quero ser como ele, quero ser professora de filosofia!

Um dia inesquecível em sala de aula foi quando...?
Acho que para um professor, todos os dias em sala de aula são únicos e inesquecíveis, pois trabalhamos com a matéria-prima mais rara, especial e incerta que é o ser humano!

Partilhe uma dica cultural sobre a sua área:
Gosto muito de séries, mas uma dica para quem não assistiu ainda é Stranger Things que faz referência a várias coisas legais dos anos 80. Já a leitura, gosto muito da literatura portuguesa, em especial José Saramago e Fernando Pessoa, pois ambos tratam do homem e seus conflitos. São clássicos que valem a pena conferir!!!!

Quando você era criança, qual era o seu sonho?
Além de ser professora, quando criança pensava em ser caixa de supermercado, pois acreditava que no final do expediente, todo aquele dinheiro seria meu! (Risos).

O que gosta de fazer no tempo livre?
No meu tempo livre o que mais amo fazer é passear, viajar com a minha família e com meus filhos Santiago e Leonora.

Deixe um recado para os estudantes do Marista Graças:
Meu recado para os estudantes é que eles façam da sua existência algo significativo e transformador, que cada gesto, cada escolha tenha um sentido e paixão. Somos resultados dessas escolhas, por isso, escolha amar, questionar e acima de tudo, ser feliz!!!!