#FalaAíEducador apresenta a professora Rosana Hammarströn

Colégio

Publicado nas sextas-feiras, o espaço #FalaAíEducador é dedicado para apresentar a equipe de educadores do Marista Graças. Para além de um currículo, os educadores são convidados a compartilhar sua trajetória, seus sonhos e um recado especial para os estudantes.

Nesta semana é a vez da Rosana Hammarströn, confira! Nome:
Rosana Flôres Hammarströn.

Cargo:
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio.

Tempo na Rede Marista?
Desde 1998.

Como começou na educação?
Foi quase por acaso. Recém havia iniciado a faculdade de Letras. Uma senhora da minha Comunidade de Igreja foi à minha casa perguntar se eu não queria dar aula. Eu respondi que não poderia, pois estava iniciando a graduação e ela informou-me que não haveria problema. Iniciei, então, aos 19 anos, na Escola Estadual na Vila Orieta, em Viamão, com turmas de sétima e oitava série.

Qual sua formação?
Letras - Português e Literatura, especialização em Ensino de Gramática e Literatura em abordagem textual e Psicologia nos Processos educacionais.

Quem te inspirou para ser professor?
Alguns educadores que fizeram a diferença em minha vida, como minha professora Berenice, que ensinava História com uma alegria contagiante, e a professora Ana Maria, de Matemática, que levantou minha autoestima ao dizer que se tivesse uma filha, queria que fosse como eu.

Um dia inesquecível em sala de aula foi quando?
É muito complicado, para mim, escolher um dia, pois todos os dias em sala de aula são únicos e inesquecíveis.

Partilhe uma dica cultural sobre sua área:
O estudo da etimologia é interessantíssimo, pois nos proporciona um passeio ímpar por outras áreas do conhecimento. Estudar a origem e a história das palavras permite-nos adentrar mundos e culturas diferentes.

Quando você era criança, qual era seu sonho?
Sonhava estudar, ter uma boa situação financeira e poder proporcionar aos meus pais uma vida mais tranquila.

O que gosta de fazer no tempo livre?
No meu tempo livre gosto de ler, fazer palavras cruzadas e conviver com as pessoas especiais em minha vida.

Deixe um recado para os estudantes do Marista Graças:
Meus queridos, nada que eu disser aqui será novidade, pois com vocês eu compartilhei meus momentos mais importantes, os meus sonhos, os meus temores e os meus maiores anseios em relação à vida e ao futuro. Quero que tenham a certeza na fé que deposito em Deus, em vocês e na educação marista. O mundo está carente de pessoas melhores, mais solidárias, que pensem na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditem sempre que vocês podem fazer a diferença!