Nossos Diferenciais

Atuação em Rede

Rede Marista abrange 24 cidades no Rio Grande do Sul, no Distrito Federal e na Amazônia, com 500 mil pessoas atendidas

A Rede Marista abrange 24 cidades, distribuídas no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, no ​Distrito Federal e na Amazônia. A Rede é fruto do Instituto Marista, fundado na França, em 1817, por São Marcelino Champagnat, presente em mais de 80 países, atendendo em torno de 500 mil crianças, adolescentes e jovens nos cinco continentes do globo. ​​​Temos uma reconhecida trajetória trilhada na Educação Básica e no Ensino Superior, mas também exercemos nossa missão de evangelizar por meio de um trabalho desenvolvido no âmbito da assistência social e da saúde. Ao todo, fazem parte da Rede Marista 19 Colégios e 17 Unidades Sociais, além da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Hospital São Lucas (HSL) e o Instituto do Cérebro (InsCer).​ A seguir, mais informações sobre as frentes de atuação.​

Educação Básica: Colégi​os

Os Colégios da Rede Marista fazem parte de uma história de mais de 100 anos de tradição, estando presentes em 13 cidades do Rio Grande do Sul, em Brasília e na cidade de Sinop, no Mato Grosso. São 27 unidades, oito delas gratuitas, que atendem diariamente cerca de 20 mil estudantes, com o objetivo de oferecer uma formação integral, baseada nos valores cristãos e em processos didáticos inovadores.

Ensino Superior: a PUC​​RS

Uma das mais tradicionais instituições de Ensino Superior do Brasil é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), localizada em Porto Alegre. A Universidade oferece mais de 80 opções de cursos de Graduação, 23 de Mestrado Acadêmico, 22 de Doutorado e diversas Pós-Graduações, entre Especializações e MBA's, em diferentes áreas do conhecimento (presenciais e on-line).

Saúde: Hospital São Lucas e Instituto do Cér​​ebro​

​Com o intuito de fortalecer a missão de promoção da vida, a Rede Marista também atua na área da saúde, por meio das ativ​​idades executadas pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e o Instituto do Cérebro do RS (InsCer)​. Com localização no campus da PUCRS, desenvolvem ações qualificadas e integradas de assistência, ensino e p​esquisa. Uni​ndo o que há de mais moderno e eficiente em equipamentos, tecnologias e gestão com um atendimento humanizado, ambos os empreendimentos zelam pela saúde graças à atuação diária de 3 mil profissionais.

Área Social: Centros, Colégios e Escolas Sociais

As Unidades Sociais da Rede Marista são espaços que proporcionam novas perspectivas de futuro a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A transformação social dá-se a partir de uma atuação que engloba serviços focados no desenvolvimento integral dos educandos e estudantes, suas famílias e comunidades nas quais estão inseridos. Distribuídos na Grande Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul, os nove Centros e oito Escolas atendem de forma gratuita cerca de 6 m​il pessoas, com o objetivo de promover a inclusão e minimizar o impacto das desigualdades sociais, educacionais e econô​micas.

Atuação na Ama​​​​​zônia​

Há mais de 50 anos, a presença marista percorre comunidades n​ativas, regiões ribeirinhas e a imensidão de rios, lagos e florestas amazônicas. Os Irmãos, Leigos e Leigas da Rede Marista estão presentes nas cidades de Boa Vista, no estado de Roraima; Manaus, Tabatinga e Lábrea, no estado do Amazonas; e Cruzeiro do Sul e Rio Gregório, no Acre. Atualmente, cerca de 20 Irmãos Maristas e Leigo/as​ atuam em escolas conveniadas e estão à frente de projetos que visam a formação de lideranças, inserção em comunidades Indígenas, Pastoral, Animação Vocacional e voluntariado.​