Navegar para Cima

Notícias

Direção participará da principal assembleia deliberativa da Rede Marista

24/10/2018
Espiritualidade
Foi divulgada a lista dos Leigos e jovens que farão parte do 2º Capítulo Provincial, entre eles, está a nossa diretora, Ângela Abreu.

​​Entre 3 e 7 de dezembro, mais de 70 Irmãos Maristas e Leigos se reúnem em Veranópolis (RS) para o II Capítulo Provincial, principal assembleia deliberativa da Rede Marista. O encontro define os rumos da nossa atuação durante o Triênio 2019-2021, com momentos de partilha, reflexão e eleições dos Conselhos Provincial e das Mantenedoras. Durante a programação, também ocorre a cerimônia de posse do Ir. Inacio Etges, nomeado para seguir como a principal liderança canônica da instituição pelos próximos três anos.

Na lista dos Leigos e jovens que farão parte do 2º Capítulo Provincial, está a nossa diretora, Ângela Abreu, representante da Educação Básica. Durante o mês de setembro, os escolhidos foram convidados de uma forma especial, por meio da entrega de uma carta e uma embalagem com o farol – elemento que faz parte do tema do encontro. ​

angela.jpg 

A partir do tema Juntos, sejamos pontes e farol de esperança, o Capítulo se inspira nos principais apelos do Instituto Marista para conclamar todos a responder com audácia às necessidades emergentes atuais. Segundo o Ir. Deivis Fischer, Vice-Presidente da Rede Marista e Coordenador da Comissão Preparatória do encontro, o objetivo é traduzir para a realidade local o que foi indicado pelo XXII Capítulo Geral, que reuniu representantes de todo o mundo marista em setembro de 2017. “Já iniciamos os preparativos por meio de celebrações realizadas em cada comunidade de Irmãos", explica. “Esse conjunto de ações que serão realizadas até dezembro visa o discernimento do que Deus quer de nós, enquanto instituição, neste momento".​


Entenda o tema do II Capítulo Provincial

– A frase que norteia a assembleia inicia lembrando que a atuação marista é essencialmente coletiva. A palavra juntos remete à importância de cada pessoa que dá continuidade à missão em todos os nossos espaços.

– Na mesma perspectiva, pontes traz o sentido de sermos agentes de mudança, mensageiros da paz e comprometidos na transformação da vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

– Por último, o termo farol de esperança afirma que devemos ser sinal de luz neste mundo turbulento. Reforça a necessidade de caminharmos como família global e de nos abrirmos para estar disponíveis para além das fronteiras religiosas.

Fonte: Rede Marista​​