Navegar para Cima

Notícias

A Pedagogia de Projetos: escuta atenta na Educação Infantil

23/10/2018
Projetos
As atividades planejadas permitem a expressão de ideias, sentimentos e entendimentos sobre as vivências.

​​​A metodologia de projetos abarca os esboços, intenções, memórias descritivas, propostas a se pensar... Projetar! Em nossa proposta pedagógica, nossas crianças são o centro de todo processo educativo. Para tanto, a elaboração das atividades e dos projetos envolve a sua escuta e participação. Dessa forma, elas são desafiadas a desenvolver o pensamento crítico, a partir de múltiplas formas de linguagens: escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras.

Um exemplo disso, na prática, é a realização do projeto Os amiguinhos que nadam, realizado pela turma 101, da Educação Infantil, que surgiu com o objetivo de sanar as dúvidas das crianças sobre os peixes. Diversos questionamentos surgiram e deram origem ao projeto, como: porque os peixes sobrevivem somente na água? Será que eles bebem água do aquário? entre outros.

Já as turmas 102 e 103, também da Educação Infantil, estão desenvolvendo o projeto Piratas, que surgiu a partir dos questionamentos dos estudantes: O que os piratas comem? Os piratas enterram os tesouros? Onde eles moram? O capitão gancho existiu? Porque ele perdeu a mão? Existem piratas meninas? entre outros. Pensando na vivência de valores e na importância da família para a formação dos estudantes, uma das atividades desenvolvidas pelas turmas foi a construção de um baú junto às famílias, onde os estudantes deveriam retratar os maiores tesouros de suas vidas. No decorrer do 2º semestre, outras atividades ainda ocorrerão, como a caça ao tesouro.

tesouros.JPG
Os tesouros das turmas 102 e 103 foram expostos no corredor da Educação Infantil

As atividades planejadas permitem a expressão de ideias, sentimentos e entendimentos sobre as vivências. O estu​do possibilitou, também, o desenvolvimento da linguagem matemática e o enriquecimento do vocabulário, dentre outras habilidades e competências. A exploração de mapas, caça ao tesouro e deslocamentos são oportunidades para o enriquecimento das representações espaciais dos estudantes.

Na realização do projeto a produção de desenhos é percebida como elemento de cognição e construção de conhecimento dos nossos estudantes. A cada conquista da criança em relação as fases do desenho faz com que ela se sinta confiante para criar seus traços próprios e característicos.  ​