Os Gauristas: conhecimento e memória das raízes culturais regionais

27/09/2018
Educação

​​​​​​​​​Os conhecimentos sobre a história e a tradição do Estado do Rio Grande do Sul são aprofundados no 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, pelas educadoras Cíntia Cruz e Mírcea Zimmermann. Por meio de atividades que envolvem pesquisas, visitas de estudos, arte, poesia, canto, dança, entre outras metodologias, os estudantes são inseridos em um contexto de valorização da cultura gaúcha. Sendo assim, o Rio Grande do Sul é conteúdo das diferentes áreas do conhecimento do 4º ano, onde os estudantes aprofundam o conhecimento em Língua Portuguesa, estudando poesias de cada fragmento do estudo. Em Arte, expressando o passado do Estado e aquilo que é cultivado e vivido ainda hoje. E, obviamente, História e Geografia dão o embasamento necessário para o desenrolar da Sequência Didática de Linguagens “Os Gauristas".

DSC_0153.JPG​​
Estudantes realizaram uma visita de estudos a Bento Gonçalves e Região dos Vinhedos

As pesquisas realizadas durante o semestre pelas turmas foram apresentadas em diferentes trabalhos.   O evento reuniu estudantes, educadores e famílias, na tarde da quarta-feira, 19/9. Como em uma exposição, os convidados podiam percorrer as produções e receber informações das crianças, que se prepararam muito, em especial nas últimas semanas, para este momento.

DSC_0846.JPG
Os grupos apresentaram suas pesquisas através de slides, itens e alimentos que fazem
parte da cultura do Rio Grande do Sul

A educadora Virgínia Mattos (Anos Finais) ministrou a oficina de Poesia e o Jornalista e Fotógrafo Leonid Streliaev, ministrou uma oficina de fotografia. Além disso, as crianças foram desafiadas a fotografarem o que mais lhes desperta a atenção em nosso Estado. Estas fotografias, a propósito, juntamente com as poesias criadas na Oficina, serão apresentadas posteriormente à comunidade escolar.

PHOTO-2018-09-18-11-19-27.jpg
As oficinas motivaram os estudantes à criatividade na produção de suas composições

Algumas turmas serão convidadas a visitar e escolher o trabalho que julgarem mais interessante. As três composições fotografia-poema mais votadas serão presenteadas durante a V Mostra de Arte, Poesia e Cultura Os Gauristas - Gaúchos do Marista (13/11).

Ainda no dia 13/11 as famílias terão um momento de confraternização que marca o encerramento da Sequência Didática, com uma apresentação de danças típicas do Estado, como pau de fita e danças influenciadas pelas culturas africanas, indígenas e européia.

Confira abaixo o vídeo de apresentação de 2017: