Navegar para Cima

Projetos

Momento Cult

​​​O Momento Cult é uma atividade de participação comunitária sistemática desenvolvida no Colégio Marista Maria Imaculada desde 2016. Ocorre nas tardes de quinta-feira, no turno oposto ao das aulas, na Rádio Clube FM.

​​​No ano de 2016, alguns estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio desejavam um espaço de diálogo, no qual pudessem discutir e expor suas opiniões sobre assuntos diversos, os quais consideravam que necessitavam de um espaçotempo diferenciado. A intenção era pesquisar e compartilhar informações através de debates que aconteceriam não Colégio, porém fora da sala de aula. Incialmente, o projeto foi desenvolvido na Biblioteca do Colégio com a participação dos estudantes de oitavo ano ao Ensino Médio e, muitas vezes, contava com a presença de estudantes de outras escolas. Este projeto iniciou em um momento em que o Colégio iniciava a reestruturação curricular através das Matrizes Curriculares para a Educação Marista.​

Dessa forma os estudantes perceberam que seria possível a inserção de discussões de temas  na comunidade da cidade, que consideravam pertinentes para a conscientização do papel dos jovens enquanto cidadãos e sujeitos que são parte, e também, transformadores de realidades. A Rádio Clube FM de Canela, parceira do Colégio em várias atividades, proporcionou um espaço para que o Momento Cult se tornasse parte de sua programação. Dessa oportunidade, surgiu um grande desafio: transformar nossas discussões em um programa de rádio que seria ouvido por um público bastante diversificado.