Navegar para Cima

Notícias

Anos Iniciais trabalham matemática de forma lúdica

As turmas aproveitam diversos espaços do Colégio para o estudo da matemática.
20/08/2018
Nosso jeito de educar
As turmas aproveitam diversos espaços do Colégio para o estudo da matemática.

​​​O aprendizado de matemática se torna mais fácil quando o estudante consegue visualizar, em seu dia a dia, os conteúdos trabalhados em sala de aula. Por isso, o Colégio Marista Ipanema utiliza o lúdico para tornar a matemática mais concreta para as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Pensando nisso, a turma 113, do 1º ano EF, aproveitou os diversos espaços da escola para desenvolver conhecimentos de adição e subtração. No Bosque, os estudantes usaram tinta para trabalhar com dezenas e unidades, depois efetuaram os cálculos e realizaram o registro nos cadernos. As crianças também passaram pelo Espaço Maker, onde construíram um ábaco para sistematizar cálculos. Em sala de aula, os estudantes tiveram a experiência de criar seus próprios ábacos utilizando caixas de ovos e canudos. Além disso, a turma aprendeu noções de subtração por meio de um jogo de boliche.

​​ Texto auxiliar da imagem

Diferentes espaços e materiais contribuem para o aprendizado da matemática​

A professora da turma, Karla Sastre, destaca a necessidade – para o processo de infância – de diferentes vivências, que encantem e provoquem os estudantes para o levantamento de hipóteses e de descobertas. “Nós desenvolvemos habilidades que priorizam a ludicidade e o prazer através de arte, brincadeiras e jogos, tornando cada aprendizagem significativa”, afirma Karla.