Navegar para Cima

Notícias

Atleta é destaque em campeonatos de beach tennis

Giovanna Madruga destaca as experiências vividas por meio do esporte.
03/09/2018
Esporte
Giovanna Madruga destaca as experiências vividas por meio do esporte.

​​​​​“Disciplina e responsabilidade", esses são os principais legados que o esporte trouxe para a vida da estudante Giovanna Pedrini Madruga, da turma 183, do 8º ano do Ensino Fundamental do Marista Ipanema. Com cinco anos de dedicação ao beach tennis, a atleta esteve, em agosto deste ano, representando a Seleção Brasileira em Moscou, na Rússia, no Beach Tennis World Team Championship.

Giovanna foi uma das três atletas escolhidas para defender o Brasil na competição. Pelo segundo ano consecutivo em Moscou, conquistou junto a sua equipe – também pela segunda vez – o 3º lugar na competição. Entre as grandes emoções vividas na Rússia, a estudante destaca o jogo muito disputado com a seleção da Itália e o fato de poder ver a equipe profissional do Brasil sair campeã.

A convocação veio após ser campeã, na categoria sub-14, do Copacabana Open Beach Tennis, em abril, no Rio de Janeiro, em que também competiu na categoria A – a mais avançada antes de encarar o profissional. Voltando de uma lesão que a deixou afastada das quadras por alguns meses, Giovanna precisou de muito empenho nos treinos, na academia e na fisioterapia. Todo esforço valeu a pena para que pudesse competir não só no Rio e em Moscou, mas também aqui, em Porto Alegre, no Circuito Band News de Beach Tennis, em julho. “O torneio da Band foi muito importante para mim, pois joguei muito bem e consegui adquirir experiência", conta a estudante. A atleta chegou até as semifinais, assim como a mãe, que a acompanha no esporte.​

Texto auxiliar da imagem

Giovanna e a mãe são parceiras no esporte, já tendo competido na mesma categoria

As experiências somadas pelas competições e viagens são muito especiais para Giovanna. Através do beach tennis, a jovem tem convivido com diversas culturas, conhecido pessoas e lugares, além de estar em contato com atletas profissionais. As amizades construídas são marcantes, principalmente as adquiridas na Cervia, na Itália, onde a Seleção Brasileira participou, também em agosto, do Beach Tennis World Championships. “Essa competição na Itália foi essencial para que estivéssemos mais amigos e entrosados", explica Giovanna.

Cada competição serve de estímulo e aprendizado para as próximas. Na Itália, por exemplo, a atleta foi desafiada a participar da categoria sub-16, além de disputar na categoria mista p​rofissional. A rotina de treinos foi intensa e permitiu que a equipe se acostumasse com o fuso horário europeu e estivesse mais preparada para o seu grande objetivo: Moscou.​