Navegar para Cima

Notícias

Colégio inaugura espaço que estimula o brincar

Elementos presentes no Bosque desenvolvem o imaginário infantil.
12/06/2018
Inovação
Elementos presentes no Bosque desenvolvem o imaginário infantil.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Pensar em um espaço aberto e que fosse convidativo à criança foi o desafio ao transformar o Bosque do Marista Ipanema. As mudanças propõem um ambiente rico em detalhes para o desenvolvimento do imaginário infantil. O Bosque foi inaugurado junto aos estudantes da Educação Infantil. As crianças puderam experienciar algumas das propostas desse ambiente, como pintar blocos de azulejo com tinta guache, criar objetos ao manipular argila, regar plantas e explorar diferentes sons por meio de utensílios do dia a dia. 

O brincar com elementos não estruturados, como pinhas, galhos, gravetos, areia, tecidos e tintas, possibilita a ampliação do repertório dos pequenos. Através das relações criadas entre corpos, espaços, texturas, cores e ideias, os estudantes são convidados a serem atores da sua formação, dando sentido e significado ao espaço e à proposta pedagógica da Educação Infantil.

​​ Texto auxiliar da imagem

Contato com diferentes texturas é uma das propostas do Bosque

Esse novo ambiente é composto por espaços de aprendizagem, planejados de acordo com as Diretrizes da Educação Infantil, documento norteador do trabalho na Rede Marista. “O brincar, a organização e a exploração desses espaços pedagógicos enriquecem as experiências educativas das crianças, nas múltiplas linguagens", comenta a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Karin Flores.

O desafio, agora, é a escolha de um nome que represente esse ambiente. Durante a inauguração, os pequenos já indicaram suas preferências: Bosque Chique, Bosque Legal e Bosque Divertido. ​