Sala de aula

Princípios de Convivência

​​​Com vistas à proteção dos estudantes e à garantia de sua educação integral, é exigido, na escola,​ o cumprimento dos seguintes princípios de convivência:

1. Nas dependências da escola e suas proximidades, mesmo fora do horário escolar, manter atitudes condizentes com o local e respeito às pessoas com quem convive.
2. Não é permitida a prática de atos que atinjam a integridade física e/ou moral das pessoas da comunidade escolar.
3. Não é permitido fazer apologias que contrariem os valores da educação marista.
4. Não é permitido o uso indevido do nome, emblemas ou símbolos do Colégio.
5. Deve ser mantida a integridade do patrimônio do Colégio bem como de professores,
funcionários e colegas, e o zelo pela limpeza e conservação do ambiente. Em caso de danos, de ordem moral, física ou material, o responsável pelo estudante será responsabilizado.
6. É proibido expor colegas, professores, funcionários ou qualquer membro da comunidade escolar a situações constrangedoras.
7. É proibido promover, sem autorização da Direção, vendas, campanhas, coletas, eventos e subscrições no Colégio ou em nome dele.
8. O uso da agenda estudantil é diário e obrigatório. É um instrumento de organização da rotina escolar e um meio de comunicação entre família e escola.
9. O uso de uniforme é diário e obrigatório, em todas as dependências da escola e em saídas pedagógicas. Exige-se: Educação Infantil e Ensino Fundamental – uniforme completo da escola. Ensino Médio – uniforme na parte superior e calça jeans azul-marinho ou preta (sem estampas) ou uniforme da escola na parte inferior.
10. É permitido o uso da camiseta que identifica os estudantes que fazem parte da atual gestão do Grêmio Estudantil do Marista Ipanema, bem como dos estudantes que fazem parte da Pastoral Juvenil Marista.
11. Não é permitido o uso de bonés em sala de aula.
12. O uso de aparelhos eletrônicos é permitido somente com fins pedagógicos e mediante proposta de atividade do professor.
13. Não é permitido o porte e uso de materiais ilícitos nas dependências da escola.
14. O estudante é responsável pelos seus materiais escolares e pertences pessoais.
15. No horário de recreio, é direito do estudante fazer o lanche e ter momento de descanso.
16. Durante o horário do intervalo, não será permitido o acesso dos estudantes aos pisos superiores.
17. Os horários de aulas são os seguintes:

• Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental: 13h20 às 17h40.

• 2º e 3º ano do Ensino Fundamental – turno tarde: 13h30 às 17h50.

• 4º e 5º ano do Ensino Fundamental – turno tarde: 13h45 às 18h05.

• 5º ano​ do Ensino Fundamental – turno manhã: 7h30 às 11h50.

• ​6º a 8º ano do Ensino Fundamental – turno manhã: 7h30 às 12h.

• 9º ano​ do Ensino Fundamental – segundas, quartas e sextas-feiras: das 7h30 às 12h50 | terças e quintas-feiras: das 7h30 às 12h.

• 1º ano do Ensino Médio – segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira: das 7h30 às 12h50 | terça-feira: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h10.

• 2º ano do Ensino Médio​ – segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira: das 7h30 às 12h50 | quinta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h10.

18. Em caso de atraso, o estudante deverá apresentar justificativa para o Serviço de Coordenação de Turno (SCT). O estudante não entrará em sala de aula após o início da atividade sem apresentar justificativa dos responsáveis e/ou atestado médico para o Serviço de Coordenação de Turno.

• ​Até o 5º ano EF – Em caso de chegada atrasada, o estudante deve registrar o atraso na Recepção do Colégio para, posteriormente, entrar em sala de aula.

•  Do 6º ano EF ao Ensino Médio – Em caso de chegada atrasada, o estudante somente poderá entrar em sala de aula no período posterior (8h20 no turno da manhã e 14h20 no turno da tarde). Após esse horário, não será permitida a entrada, exceto com apresentação de atestado médico ou justificativa ao SCT, que deverá ser entregue na Secretaria ou para a Auxiliar do SCP/ SOE.

19. Saídas do Colégio durante os períodos de aula serão permitidas com justificativa:

• ​Da EI ao 7º ano EF – A liberação é realizada somente com a presença do responsável.

• Do 8º ano EF ao EM – A liberação é realizada mediante solicitação do responsável por escrito na agenda. Não serão aceitas autorizações para saídas antecipadas via ligação telefônica dos pais/responsáveis.

20. A autorização para retirada de estudantes por outras pessoas que não os responsáveis deve ser feita por escrito, pelos pais ou responsável, ao Serviço de Coordenação de Turno. O nome dessas pessoas autorizadas deverá constar no sistema, ou seja, os pais deverão preencher junto à Central de Matrículas a relação de autorizados, no início do ano letivo.
21. Os estudantes que estiverem impossibilitados de frequentar a aula em dia de atividade avaliativa deverão apresentar atestado médico na Secretaria ou para a Auxiliar do SCP/ SOE, em até 48h, após o seu retorno.
22. Somente poderão permanecer no Colégio, fora do seu turno de aula, os estudantes que
tiverem ativida​des escolares a realizar, devidamente uniformizados.
23. Todo atendimento por parte dos pais deverá ser solicitado previamente junto ao setor pertinente, por meio do telefone do Colégio (51 3086 2200), e-mail ou da agenda estudantil.

Situações que não foram descritas nesses Princípios de​ Convivência serão analisadas pelo Conselho Técnico-Administrativo-Pedagógico.​