Navegar para Cima

Atividades Extraclasse

Turno Integral Marista

O Turno Integral Marista (TIM) possibilita aos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental conviver e aprender em um ambiente multidisciplinar, no turno inverso ao das aulas, oferecendo atividades extraclasse com acompanhamento de...

​​​​​O Turno Integral Marista (TIM) possibilita aos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano EF conviver e aprender em um ambiente multidisciplinar, no turno inverso ao das aulas, oferecendo atividades extraclasse com acompanhamento de professores especializados. 

​As atividades culturais, esportivas e pedagógicas oferecidas contribuem para o desenvolvimento do estudante nas múltiplas competências, visando à formação integral. ​A proposta fundamenta-se no Projeto Educativo do Brasil Marista, que assume uma concepção de educação cristã e sistêmica da pessoa humana na configuração de uma educação integral, de modo a educá-la na e para a solidariedade, formando agentes de transformação social e encorajando-os a assumir a responsabilidade pelo próprio projeto de vida e pelo futuro da humanidade.

Ao estudante matriculado no TIM são reservados espaçotempos de aprendizagens para que ele socialize, divirta-se, pratique esportes e atividades artísticas e, assim, amplie o conhecimento. Para tanto, o Turno Integral Marista possui 18 salas de aula equipadas com ares-condicionados e projetores; ginásio de esportes; quadras poliesportivas; piscina semiolímpica aquecida e ionizada; sala de judô; sala de ginástica artística com aparelhos para a prática da modalidade; sala de dança; Salão de Atos com capacidade para 400 pessoas, com estrutura de som e luz para as apresentações culturais. Além disso, complementam a estrutura dois refeitórios e seis vestiários com duchas.

Atividades Turno Integral


O Turno Integral Marista oferece atividades que podem ser escolhidas em um pacote de 2, 3, 4 ou 5 dias na semana, com possibilidade de horários diferenciados para entrada ou saída, de acordo com o turno do estudante.

ARTE E LITERATURA
Estimulam o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, por meio de técnicas artísticas que associam-se ao mundo da literatura. 

ARTES

Desenvolvem o cognitivo, ampliam o repertório cultural e a leitura de mundo por meio de diversas técnicas das artes plásticas.

ATIVIDADES AQUÁTICAS
Proporcionam o prazer no contato com a água, desenvolvem o físico e a capacidade de convívio social por meio de atividades lúdicas realizadas na piscina.

BALÉ CLÁSSICO
Desenvolve a concentração, a leveza no movimento, a musicalidade, o equilíbrio, a postura e o ritmo por meio de técnicas específicas da dança.

BASQUETE
Desenvolve o equilíbrio e o raciocínio estratégico por meio de treinamentos específicos, do aprendizado e da aplicação das regras.

CANTO VOCAL
Desenvolve a afinação individual e coletiva, a impostação e a projeção da voz por meio de exercícios que estimulam as cordas vocais e o aparelho auditivo.

CAPOEIRA
Propicia o desenvolvimento rítmico, físico, psicomotor, social e cultural por meio das técnicas utilizadas nas rodas de capoeira.

CIRCUITO DE ATIVIDADES
Desenvolve o equilíbrio, o conhecimento do corpo, a noção de espaço, por meio da prática de atividades psicomotoras.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Incentiva aleitura, visando o desenvolvimento das linguagens oral e escrita e o  despertar do senso crítico e dos sonhos da criança.

DANÇA DE RUA
Estimula a força, a agilidade, a flexibilidade, o equilíbrio, a criatividade e a musicalidade por meio de técnicas específicas da dança.

FLAUTA DOCE
Introduz a leitura musical, desenvolvendo a competência da produção dos sons ritmados no instrumento por meio de atividades teóricas e práticas.

FUTSAL
Propicia o respeito à coletividade e a aprendizagem de técnicas específicas e da noção de espaço por meio de treinamentos físicos, técnicos e táticos.

GINÁSTICA
Promove o desenvolvimento muscular, o equilíbrio e a elasticidade por meio de técnicas e de exercícios realizados em aparelhos específicos.

INGLÊS
Estimula a fala, a compreensão, a escrita e a leitura da Língua Inglesa. O curso é desenvolvido e ministrado pela Casa Thomas Jefferson.

INICIAÇÃO AO FUTSAL
Inicia, de forma lúdica, a prática da modalidade, por meio da apresentação de técnicas e do treinamento dos movimentos básicos, dos fundamentos e das regras.

JAZZ
Propicia flexibilidade, força e equilíbrio, ritmo e coordenação motora por meio de técnicas específicas da dança.

JOGOS COOPERATIVOS
Promovem a cooperação entre os estudantes, o respeito e a união, que permitem atingir os objetivos coletivos. Para tanto, são propostos jogos que exigem o esforço individual em prol do grupo.

JOGOS DE TABULEIRO

Desenvolvem as funções psicológicas superiores, fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, por meio da ludicidade de diversos jogos.

JUDÔ
Desenvolve o físico, o espírito e a mente por meio das técnicas da arte marcial criadas por Judoro Kano e aprimoradas ao longo dos tempos.

MODALIDADES ESPORTIVAS
Possibilitam o conhecimento e a prática de variadas modalidades esportivas por meio da vivência de técnicas, de fundamentos e de regras.

MUSICALIZAÇÃO 
Estimula a sensibilidade musical e auditiva e as noções de ritmo por meio de práticas dialogadas e fundamentadas em conceitos musicais. 

NATAÇÃO
Desenvolve a habilidade de movimento e de sustentação na água por meio de atividades desenvolvidas sob orientação da Metodologia Gustavo Borges (MGB).

PERCUSSÃO
Desenvolve o ritmo, a psicomotricidade e as técnicas de apropriação de instrumentos estruturados e não estruturados por meio de aulas teóricas e práticas.

RECREAÇÃO
Estabelece relações e desenvolve a autonomia, por meio do brincar, aprender e experimentar o mundo e as possibilidades.

ROBÓTICA
Promove o desenvolvimento do raciocínio lógico, do trabalho coletivo e da linguagem tecnológica por meio da resolução de problemas propostos, utilizando-se de materiais próprios, de peças estruturadas e de sucata.

TAREFA DE CASA
Contribui com o processo de escolarização por meio do acompanhamento da realização das atividades propostas para casa.

TEATRO
Permite o desenvolvimento da expressividade corporal, linguística e musical, além da ampliação do repertório cultural, por meio de técnicas características da arte cênica.