Navegar para Cima

Notícias

Aulas práticas sobre genética e hereditariedade

Também foram trabalhados, com fins didáticos, protocolos para realização de exames.
17/04/2018
Iniciação Científica
Também foram trabalhados, com fins didáticos, protocolos para realização de exames.

​​​As aulas no Laboratório permitem a aprendizagem do conteúdo estudado em sala por meio de atividades práticas. Recentemente, os estudantes do 3º ano EM tiveram a oportunidade de utilizar tal recurso didático para a compreensão de fenômenos básicos relacionados à ação da genética na seleção dos tipos e fatores sanguíneos.

​Utilizando materiais estéreis e descartáveis, os jovens, autorizados pelos responsáveis a participarem da aula, colheram 3 gotas de sangue, como ocorre no teste de diabetes, submetendo-as a reagentes específicos que indicaram, de acordo com a aglutinação, o tipo sanguíneo e o fator Rh das amostras colhidas.​


Lab 2.JPG

Também foram trabalhados, com fins didáticos, alguns protocolos para a realização de exames de sangue, além do debate sobre hereditariedade e genética. Para uma parte dos jovens, que desconhecia ou não se lembrava das informações sobre a tipagem sanguínea, a aula foi um momento de descobertas. “Eu descobri que o meu tipo sanguíneo é O positivo”, afirmou Andreas Sanches. “E o meu é B positivo”, disse Vinícius Bezerra, ambos da turma 23B.