Navegar para Cima

Notícias

Anos Finais apresentam projetos da Mostra do Conhecimento

Os trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos ao longo de todo ano, tiveram como objetivo desenvolver e potencializar a capacidade de analisar, criticar, criar e agir dos estudantes, a partir de situações-problema propostas pelos professores em...
19/11/2017
Sala de Aula
Os trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos ao longo de todo ano, tiveram como objetivo desenvolver e potencializar a capacidade de analisar, criticar, criar e agir dos estudantes, a partir de situações-problema propostas pelos professores em...

​A manhã do sábado, 18/11, foi movimentada! Os estudantes dos Anos Finais receberam educadores, familiares e convidados para as apresentações da Mostra do Conhecimento. Os trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos ao longo de todo ano, tiveram como bjetivo desenvolver e potencializar a capacidade de analisar, criticar, criar e agir dos estudantes, a partir de situações-problema propostas pelos professores em consonância com o conteúdo de cada série.

O tema Seja você a mudança que o mundo quer! foi o escolhido para representar as pesquisas feitas. No 6º ano, por meio de maquetes e tablets, os estudantes apresentaram projetos que visam o desenvolvimento sustentável nos mais diversos campos, reforçando que é possível mudar significativamente as nossas relações com os outros e com o meio ambiente, por meio de atitudes pautadas no propósito de uma ética pessoal, social, humanitária e planetária.

As turmas do 7º ano EF usaram a tecnologia para criar aplicativos com soluções que contribuíssem de algum modo para a sociedade. Redes de troca de livros, alimentação saudável, reciclagem e primeiros socorros, entre várias outras propostas, chamaram a atenção pela inovação e preocupação dos jovens em apresentar algo que fizesse a diferença na vida de outras pessoas.

Entender na prática o funcionamento do sistema legislativo brasileiro: com essa proposta, as turmas de 8º ano EF simularam sessões da Câmara dos Deputados. No plenário, representando deputados, os estudantes avaliaram e aprovaram, ou não, os projetos de leis apresentados.

Já o 9º ano EF apresentou júris simulados vivenciando, em tribunais, os papeis de juiz, acusação e defesa, perito, réu, jurados, imprensa e testemunhas. A temática escolhida para sensibilizar os estudantes acerca do papel que exercem como cidadãos e agentes de transformação foi a Maioridade Penal. Um assunto atual, sendo o júri simulado um aprendizado sob diversos aspectos. 

Nos corredores, foi possível observar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo segmento ao longo do ano. A exposição, organizada por área de conhecimento, trouxe elementos como fotos, produções textuais, experiências e trabalhos artesanais feitos pelos estudantes.