Navegar para Cima

Notícias

Estrelas, planetas e galáxias na vivência astronômica

03/10/2018
Iniciação Científica
Observando o céu, novas possibilidades e descobertas.

​​​Por meio da experimentação, da observação, da investigação e da apropriação de saberes científicos, as crianças desenvolvem habilidades na área de Ciências da Natureza. A partir dessa perspectiva, os estudantes do 4º e 5º ano EF vivenciaram a atividade pedagógica de observação do céu, a Vivência Astronômica. Divididas em três grupos, Estrela, Cometa e Lua, as crianças se revezaram entre o planetário, os telescópios e a construção de um planisfério estelar.

Postar.JPG
Explicação sobre a localização das estrelas

No planetário móvel, montado por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), no pátio central do Colégio, os grupos assistiram à apresentação de histórias mitológicas por trás dos conhecimentos de astronomia e astrofísica

Na área do parque, acompanhados dos professores Rodrigo Xavier e Ramon Bezerra, de Ciências da Natureza e de Física Extraclasse, respectivamente, os telescóspios permitiram a obervação de planetas como Marte e Plutão. 

Conduzidos pelo professor Flávio Araújo, de Ciências da Natureza, a terceira estação da vivência proporcionou a construção de um mapa manipulável da abóboda terrestre, o planisfério escolar.  Com ele, os estudantes puderam identificar as estrelas, muitas delas sendo utilizadas como sistema de localização nos tempos das grandes navegações, por exemplo​.

20180928_191506.jpg
Com telescópios, estudantes observaram o céu

Para Guilherme de Sousa, do 4º B, a experiência foi de novos aprendizados. “A gente se divertiu muito! Vimos alguns planetas e o que eu mais gostei foi Saturno com seus anéis. No planetário fizemos atividades muito legais e eu gostei demais."  ​