Família e escola: parceria, vivências e aprendizados

14/11/2018
Nosso jeito de educar
Na Educação Infantil, familiares participam de aulas especiais.

​​​​​A pedagogia marista é moldada por valores que norteiam o dia a dia escolar, em prol da formação integral de nossos estudantes. Um desses valores remete à convivência e à relação fraternal entre os integrantes da comunidade educativa, o Espírito de Família. Partindo desse princípio e do nosso compromisso em estreitarmos, cada vez mais, a parceria com as famílias, alguns projetos são desenvolvidos e contam com a participação dos familiares em diversas atividades no Colégio.

Família na escola (1).JPG
Montando um jardim de suculentas com embalagens descartáveis

Na Educação Infantil, o projeto Família na Escola incentiva e convida os familiares das crianças a reservarem um momento para uma visita à sala de aula. Aqui, é possível ​compartilhar talentos e experiências, conversar sobre profissões, ensinar e dar dicas sobre assuntos variados em momentos ​de convivência e troca de saberes.

Família na escola (3).jpg
Uma aula prática sobre efeitos especiais

Ao longo dos últimos meses, recebemos pais, mães, avôs, avós, tios e tias para aulas de culinária; oficinas com materiais recicláveis; aulas práticas sobre efeitos especiais, costura​ e arquitetura; vivências de escotismo e diversas experiências​ que contribuem para a construção das relações interpessoais, do diálogo e para o estabelecimento de vínculos.

Família na escola (5).JPG

Para a Tatianna Ribeiro, mãe da estudante Lara Ribeiro, do Nível 1, a participação da família nas atividades escolares faz a alegria das crianças. “Eu adorei a experiência! As crianças são bem participativas, brincalhonas e muito carinhosas. Minha maior motivação é o sorriso da minha filha, pois ela adora quando participamos de momentos assim." conclui. ​

​Conheça, também, o projeto desenvolvido em parceria com os familiares dos estudantes dos Anos Iniciais: Um leitor em minha família​. ​​