Navegar para Cima

Notícias

Grupo de Teatro emociona com peça que aborda o cotidiano

01/11/2018
Cultura
​Produzida e escrita pelos estudantes, o espetáculo emocionou a plateia.

​​​​​​​​​O Colégio Marista João Paulo II é um local privilegiado para o pleno desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. Aqui, nossos estudantes e educadores encontram espaçotempos que incentivam a criação, por meio da pedagogia da invenção e da produção de arte. Uma dessas iniciativas é o Grupo de Teatro Marista, com aulas da professora Tamara Menezes. A atividade proporciona aos jovens dos Anos Finais e Ensino Médio o desenvolvimento da expressividade corporal, linguística e musical, além da ampliação do repertório cultural.

Grupo de Teatro (36).JPG

Recentemente, o grupo do Ensino Médio se dedicou à​ produção do espetáculo Os caminhos que trilhamos. A peça, idealizada e escrita pelos estudantes, foi apresentada durante a 1ª Mostra Marista de Arte, em Porto Alegre e, no final de outubro, no nosso Colégio.

A ideia do roteiro surgiu durante uma aula, em uma conversa sobre normose - um conjunto de hábitos considerados normais pelo consenso social que, na realidade, são patogênicos em graus distintos e nos levam à infelicidade, à doença e à perda de sentido na vida. A partir desse conceito, os jovens criaram personagens, cenas e situações consideradas normais, mas que, geralmente, restringem as experiências e as oportunidades de vida.

Grupo de Teatro (71).JPG

A Maria Rausch, do 1º ano EM, contextualiza o espetáculo: “A peça mostra a vida das pessoas a partir do momento em que elas começam a enxergar novas possibilidades. Uma coisa muito legal é mostrar a evolução dos personagens após a experiência de 'pensarem foram da caixa'", afirma. Um dos momentos mais marcantes é quando os atores se pintam com tintas coloridas. Trata-se de uma analogia à nova fase, recém-descoberta. “Antes, eles viviam uma rotina cinza e, ao se pintarem, mostram que a vida pode ser mais colorida."

Grupo de Teatro (121).JPG

Na plateia, formada por amigos, familiares e educadores, o sentimento foi de emoção. Um sentimento que dominou, também, o palco. “Foi uma experiência muito legal, pois desenvolvemos nossas ideias, criamos o roteiro e aprendemos com os personagens e com os colegas do Grupo. Foi muito emocionante!" finaliza a estudante.