Navegar para Cima

Notícias

PROJETO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ALIA CONHECIMENTOS E CAMPANHA VOLUNTÁRIA

31/10/2018
Nosso jeito de educar
Estudantes preparam kits beleza que foram doados a pacientes com câncer.

​​​​​​Anualmente, durante os meses de outubro e novembro, duas grandes campanhas nacionais mobilizam a sociedade acerca da prevenção e do tratamento do Câncer de Mama e do Câncer de Próstata: a Outubro Rosa e a Novembro Azul, respectivamente. Também, no período,​ as atividades propostas na sequência didática da área de Ciências da Natureza tiveram como tema o Uso da Radioatividade no tratamento de câncer.

Após a aula inicial sobre Radioterapia, ministrada no fim de setembro, o Colégio recebeu ​​o Dr. Anderson Silvestrini, médico oncologista e diretor técnico do Grupo Acreditar. Na oportunidade, o médico falou sobre tratamento e cura do câncer, respondendo a dúvidas dos participantes. No mesmo dia, os estudantes receberem pequenos laços que simbolizam as campanhas.  

Gincana EI (225).JPG
Palestra com médico oncologista

Poucos dias depois, recebemos as voluntárias da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atende mulheres em tratamento no Instituto Hospital de Base de Brasília, Débora Paulino e Idalene André. Elas falaram sobre as dificuldades enfrentadas por pacientes em tratamento, principalmente relacionadas à autoestima. Após a palestra, os estudantes arrecadaram fundos e montaram 50 kits com maquiagens e esmaltes para doação às pacientes atendidas pela ​instituição. A entrega dos kits aconteceu no dia 29/10, no Dia da Beleza, uma iniciativa da ONG, e contou com a participação de estudantes do 2º ano EM.

ok.jpg
Vanessa entregou alguns kits e conversou com pacientes

Uma das jovens foi a Vanessa Barros, da turma 22A, que descreveu o momento como emocionante. “Eu sempre tive vontade de fazer um trabalho voluntário, então, quando soube que participaria da entrega no hospital, fiquei muito feliz pela oportunidade de alegrar o dia de alguém," relata. “Chegando lá, percebi que mesmo passando por uma situação difícil, as pessoas sorriam. O que me marcou bastante foi quando, ao entregar um kit para uma paciente, conversamos, passei boas energias e ela se emocionou muito. Isso mexeu comigo! Falei que oraria pela saúde delas, anotei os nomes de todas e chegando em casa, orei. " conta, emocionada.

​Para o professor de Química do Ensino Médio, João Bruno, o projeto aliou conhecimentos e experiências de vida. “A sequência didática, além de contemplar os conteúdos de Ciências da Natureza, conscientizou os jovens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, dos exames preventivos e eles puderam ver de perto a realidade de pacientes em processo de tratamento, em um hospital público, muitos deles com a autoestima abalada, precisando de pessoas que os apoiem com palavras de incentivo".

Parabéns aos estudantes e educadores! Essa foi mais uma atividade do Colégio que tem como objetivo contribuir com a missão marista de formar integralmente nossos estudantes.