Navegar para Cima

Notícias

Vivências culturais e históricas em viagem a Paracatu

Turmas de 8º ano exploraram novas culturas na cidade mineira.
24/09/2018
Cultura
Turmas de 8º ano exploraram novas culturas na cidade mineira.

​​​A construção do conhecimento se dá em diversos espaçostempos de aprendizagem. Para além do ambiente do Colégio, os estudantes exploram, por meio de saídas a campos, novas culturas, novos saberes e novas experiências.

Com base nos conteúdos das áreas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, os estudantes do 8º ano EF visitaram Paracatu, em Minas Gerais. Em ocasião do período colonial, Paracatu foi uma cidade de onde se extraiu muitos minérios. Dessa época, ainda existe um conjunto arquitetônico com características particulares e um interesse por todos os tipos de manifestações artísticas e culturais.

Postar (14).jpg

A cidade, considerada Patrimônio Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica a pouco mais de três horas de Brasília. Acompanhados pelas professoras de Produção Textual, Karla Tavares, e de História, Lídice Martins, os estudantes visitaram igrejas, museus e a Comunidade Quilombola de São Domingos. Além adquirirem novos conhecimentos, os jovens tiveram atividades de integração, lazer, esportes e uma festa na piscina do hotel. 

Postar (11).jpg 

Para a estudante Maria Eduarda Lima, a viagem marcou em vários sentidos "A experiência me proporcionou muitos aprendizados, não só na questão de conteúdos, mas de valores maristas. No primeiro dia aprendemos sobre a história e a cultura de Paracatu e, nos momentos de integração entre as turmas, tivemos a oportunidade de fortalecer os laços." relembra a estudante. A estudante Gabriela Vaz também trouxe recordações positivas do momento. “Para mim, foi uma viagem de aprendizado evolutivo, como pessoa mesmo. Conseguimos descobrir muitas coisas e perceber que devemos agradecer mais pelas oportunidades que a gente tem. " Para ambas, a visita à comunidade quilombola foi o mais marcante “A gente viu um pouco mais da cultura de pessoas que não moram na cidade, que vivem apenas entre suas famílias, foi muito interessante!"

Postar (5).jpg

Achados literários de Paracatu

Proposto pela professora Karla Tavares, o trabalho Achados Literários de Paracatu envolveu os estudantes em momentos de reflexão, observação e poesia, utilizando epigramas, uma composição poética breve que expressa um único pensamento principal de forma criativa. A epigrama é uma forma de poesia que se caracteriza por sua pequena dimensão e concisão.

A partir de frases ouvidas e lidas durante a viagem, os jovens escreveram suas epigramas e as fotografam, tendo Paracatu como cenário. O resultado pode ser conferido no perfil do Instagram: instagram.com/literandocom8ano

Matéria.jpg
Página com as epigramas de Paracatu