Navegar para Cima

Sobre

Proposta pedagógica

​A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes por meio de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente utilizando-se de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.


Nosso jeito de educar

Principais eixos norteadores do trabalho para que a criança e o adolescente desenvolvam o conhecimento do mundo e a formação pessoal e social:


Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

• Múltiplas linguagens
• Relações socioafetivas
• Psicomotricidade
• Meio Ambiente
• Conhecimento lógico-matemático
• Expressão criadora
• Religiosidade

Anos Finais do Ensino Fundamental

• Projetos diferenciados
• Abordagem interdisciplinar
• Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias
• Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil
• Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e nacionais
• Educação Ambiental
• Saídas a campo

Ensino Médio

• Viagens de estudos e pesquisa
• Projetos de Solidariedade e Voluntariado
• Ambientes virtuais de aprendizagem
• Orientação para construção de projeto de vida
• Vivência da ética e dos valores humano-cristãos