Mostra Científica do Marista Medianeira reúne comunidade erechinense e da região

01/10/2018
Iniciação Científica
A Mostra contou com a participação de cerca de 300 estudantes, que apresentaram trabalhos nas quatro áreas do conhecimento.

DSC_0410.JPG

​​​​​Evento que já é tradição no Marista Medianeira, a Mostra Científica de 2018 reuniu um público aproximado de 2000 pessoas, que visitaram e prestigiaram o trabalho de 300 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, e também do Clube de Ciências. Foram cerca de 80 pesquisas apresentadas, contemplando as quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, em trabalhos que abordaram desde soluções para problemas cotidianos desenvolvidas através da Robótica Educacional, até temáticas sociais como o Feminismo e o papel da mulher na sociedade.

"Já participo da Mostra há 3 anos e considero um evento muito importante, pois através da pesquisa, conseguimos ampliar nosso conhecimento sobre novos temas e transmitir esse aprendizado às pessoas", conta Letícia Czysz, estudante do 2º ano do Ensino Médio.

Além dos demais estudantes, também visitaram o evento, famílias, educadores, escolas convidadas dos municípios de Campinas do Sul, Getúlio Vargas, Jaguaretê e São Valentim, demais escolas de Erechim e a comunidade em geral. Os estudantes envolvidos iniciaram suas investigações no início do Ano Letivo, passando por diversas etapas, como escolha do tema, elaboração do projeto a partir de referencial teórico, apresentação para uma banca avaliativa, desenvolvimento e aplicação da pesquisa e apresentação dos resultados na Mostra Científica. A próxima e última etapa será a elaboração de um artigo sobre todo o processo que envolveu a pesquisa, incluindo os resultados obtidos.

Para as escolas convidadas dos municípios da região, foram oferecidas oficinas de Robótica Educacional, Drones, Experimentos de Ciências e Super Cérebro, com o intuito de compartilhar vivências e o conhecimento acessado pelos nossos estudantes com os jovens de outros espaços.

"O incentivo à pesquisa e à inovação são pilares com os quais trabalhamos na busca pelo conhecimento. Dessa forma, a Mostra Científica é uma oportunidade única de aprendizado proporcionada aos nossos estudantes, que se desafiam a pesquisar um tema e a encontrar soluções para problemas reais vivenciados pela sociedade", afirma o coordenador pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio, Giovan Longo.

Durante o evento, o público visitante teve a oportunidade de participar de uma votação para eleger os melhores trabalhos da Mostra. A votação podia ser feita através de dispositivos móveis, com o uso de QR Code, e também através de notebooks disponibilizados pelo Colégio, sendo possível escolher até 3 opções de grupos.

Ao final da Mostra, foram anunciados os 3 trabalhos mais votados pelo público:

Trabalhos do Clube de Ciências, 7º e 8º ano EF

- 1º lugar: Mulheres e Sociedade

- 2º lugar: As doenças causadas pelas cáries fora dos dentes

- 3º lugar: Os planetas do Sistema Solar​

Trabalhos do 9º ano EF ao Ensino Médio

- 1º lugar: Recortes do Holocausto - da Desumanização à Humanização

- 2º lugar: Segurança nas novas arenas e diversidade no futebol

- 3º lugar: Uso de medicamentos para ansiedade - efeitos no organismo

Veja todas as fotos no facebook do Colégio.