Navegar para Cima

Nossas Notícias

Cidade-Laboratório 2018 conhece premiados dos Anos Iniciais

No primeiro dia do nosso Festival de Robótica Educacional, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram premiados no desafio da Cidade-Laboratório.
18/09/2018
Inovação
No primeiro dia do nosso Festival de Robótica Educacional, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram premiados no desafio da Cidade-Laboratório.

​​​​​​​Na modalidade Cidade-Laboratório do Festival Marista de Robótica 2018, um total de 20 equipes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas foram desafiadas a propor soluções para situações do cotidiano, a partir do tema central do evento: Tabela Periódica dos Elementos Químicos.​

As atividades envolvem a pesquisa orientada por educadores nos Colégios e a rea​lização prévia de um vídeo com especialistas entrevistados. Tudo isso é protagonizado pelos estudantes, levando em consideração os aspectos relevantes para a sociedade, tais como saneamento básico, consumo de energia e mobilidade urbana.

Além dessas produções, são criadas cidades virtuais, a partir do software Minecraft Edu. Neste primeiro dia do Festival, 18/9, foram conhecidos os vencedores da categoria Iniciante, que envolvem grupos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 

INICIANTE​ | ANOS INICIAIS

  • 1º lugar: R​osárioCraft - Marista Rosário

  • 2º lugar: Erelab 1 - Marista Medianeira

  • 3º lugar: Dmitri's Periódicos - Marista Aparecida

Segundo Lisandra Catalan, ​assessora da área de Ciências da Natureza dos Colégios da Rede Marista, os estudantes são incentivados a construir o conhecimento a partir das conexões que surgem com as pesquisas realizadas, interligando diferentes saberes. "Além de trabalhar a ludicidade e se aproximar da realidade das crianças e dos adolescentes, o desafio da Cidade-Laboratório possibilita que os estudantes exerçam seu protagonismo por meio de soluções desenvolvidas no mundo virtual com aplicação no mundo real", explica.​


equipe1 cidlab.jpg
1º lugar: RosárioCraft - Marista Rosário

equipe2 cidlab.jpg
2º lugar: Erelab 1 - Marista Medianeira

equipe3 cidlab.jpg.jpg
3º lugar: Dmitri's Periódicos - Marista Aparecida