Just 4 Fun conquista vaga para competição nacional de Robótica Lego

30/10/2018
Inovação
Equipe ganhou o prêmio Estratégia e Inovação na etapa regional

A equipe de Robótica Lego do Marista Pio XII, a Just 4 Fun, irá participar da etapa nacional da First Lego League (FLL), que ocorrerá em março de 2019. Os 11 estudantes do 7º ao 9º ano EF participaram no último final de semana da etapa regional, em Pelotas, e conquistaram o prêmio Estratégia e Inovação, além da classificação para a próxima etapa.

Organizado pelo Sesi, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

Está é a 4ª vez que a Just 4 Fun se classifica para a etapa nacional da FLL nos últimos 5 anos. “Estamos muito felizes com a conquista, pois neste ano a etapa regional estava mais difícil. Além de ter mais equipes participando, todas melhoraram muito o seu desempenho e o número de vagas para o nacional diminuíram", relata o técnico da equipe Bruno Toso.

Com o tema Into Orbit (Em órbita), o desafio desta temporada é pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. As 31 equipes que participaram da regional, pesquisaram e desenvolveram projetos sobre como auxiliar a vida dos astronautas no espaço ou como melhorar a vida na terra com experiências espaciais.

Os estudantes que integram a Just 4 Fun também elaboraram um projeto de pesquisa sobre depressão e ansiedade em viagens de longa duração no espaço. “Os jovens partiram do problema de que o astronauta que vai para Marte fica em torno de três anos em um espaço pequeno com mais três ou quatro pessoas e isso pode causar problemas como depressão e ansiedade. A partir daí eles criaram um robô que atua como um assistente virtual, um companheiro, para conversar com os astronautas e fazer a análise psicológica deles", explica Toso. Para o projeto, os estudantes conversaram com psicólogos e com o Marcos Pontes, astronauta brasileiro que esteve no Colégio neste ano.

SOBRE A FIRST LEGO LEAGUE

O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Em cada torneio, os estudantes precisam realizar quatro tarefas. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução. Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

Conta pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. A solução é apresentada para os outros competidores e o público visitante nos torneios, e será avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe.