Projetos do Colégio estão na final do 6º Prêmio RBS de Educação

23/10/2018
Inovação

​Três iniciativas de incentivo à leitura desenvolvidos no Marista Pio XII são finalistas do 6º Prêmio RBS de Educação. Dos 355 inscritos nas categorias escola pública e escola privada, 20 chegaram a final após da avaliação por um júri técnico e, agora, os 10 finalistas de cada categoria participam da votação popular até o dia 9/11.

A comunidade escolar pode contribuir acessando o site e votando quantos vezes quiser nos projetos Curta-circuito Literário, da professora do 4º ano EF Giséli Lindemann Buerger, Literatura, novelas e tecnologia na sala de aula, da professora do 3º ano EF Ana Cristina Mattes e no projeto O museu na sala de aula, da professora de Língua Portuguesa Caroline Ferreira Soares.

A iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS busca estimular práticas de mediação e incentivo à leitura em diferentes áreas do conhecimento. Os premiados serão conhecidos no dia 14/11. Todos os finalistas e vencedores terão seu projeto divulgado na Feira do Livro de Porto Alegre.

​Saiba mais sobre os projetos:

Curta-circuito Literário - Giséli Lindemann Buerger

Estimular o hábito da leitura, a criatividade e o protagonismo dos estudantes é a proposta do projeto Curta-Circuito Literário, desenvolvido pelas turmas 141 e 142. Divididos em grupos, os estudantes produziram um curta-metragem sobre a história de um livro escolhido por eles.

Além de incentivar a leitura, a iniciativa proporciona novas aprendizagens, pois os estudantes assumem papeis de atores, cinegrafista, roteirista, entre outros, e utilizam as tecnologias para editar os vídeos. Além de encenarem as histórias, os jovens criaram animações, envolvendo desenhos e imagens.

Literatura, novelas e tecnologia na sala de aula - Ana Cristina Mattes

Despertar nos estudantes o interesse pela leitura de forma atrativa é a proposta do projeto da turma 134, Literatura, novelas e tecnologia na sala de aula. Em cada aula, a professora Ana Cristina conta trechos de uma obra literária infantil em formato de novelas, deixando na turma o suspense da história para a próxima aula. A tecnologia é um diferencial no projeto por meio do Marista Virtual 3.0, que propicia novas formas de se relacionar com os livros e compartilhando as histórias com os colegas, contemplando além da leitura, a escrita e interpretação.

O museu na sala de aula - Caroline Ferreira Soares

O projeto O museu na sala de aula tem o objetivo de aproximar os estudantes de espaços artísticos e culturais, induzindo ao reconhecimento da arte como parte da nossa história e ampliando seu repertório cultural por meio da leitura e de experiências culturais.

Três obras literárias foram trabalhadas com os estudantes do 6º ano EF, com a criação de história em quadrinhos digital, além de jogos de tabuleiros. Os jovens participaram de uma saída de estudos em Porto Alegre, onde visitaram o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do RS e a Igreja das Dores, cenário de uma das cenas do livro Os Fantasmas da Igreja, onde conversaram com o escritor da obra.