Navegar para Cima

Projetos

Águas que transformam Vidas

Estudantes aprendem na prática os ensinamentos de sala de aula durante a viagem de estudos ao litoral catarinense

​​​​​Há quase 30 anos, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Roque trocam a sala de aula pela beira da praia por quase uma semana para explorar a flora, fauna e geografia do litoral de Santa Catarina. Esse é o projeto Águas que Transformam Vidas (antigo Porto Belo), que contempla inúmeras ações ao longo do ano letivo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, culminando com a viagem de estudos. Durante a viagem, os estudantes aprendem na prática os ensinamentos de diferentes componentes curriculares como Geografia, Biologia e Educação Física. 

Acompanhados de pais e professores, os estudantes participam de trilhas ecológicas e mergulhos superficiais e de profundidade para identificar os elementos vistos em aula. À noite, se dividem em grupos para produzir relatórios do que foi analisado durante o dia. Os resultados das pesquisas são apresentados em forma de seminário aos colegas. Além de Porto Belo, passam por locais como Bombinhas, Praia da Sepultura, Morro do Macaco, entre outros.

Antes de partir, as turmas participam de atividades preparatórias, como atividade de orientação no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e arrecadação de recursos para o custeio da viagem por meio de almoços e parcerias com empresas locais. ​​

​Porto Belo abriga algumas das praias mais concorridas de Santa Catarina e do Brasil. A população nativa conserva as tradições dos antepassados, com destaque para o folclore do Boi-de-Mamão, o Terno de Reis e a Queima de Cruzes. Durante o verão, muitos cruzeiros marítimos, de passagem pelo litoral catarinense, ancoram para que os passageiros visitem a cidade que proporciona um belo roteiro turístico.