Ações de prevenção ao bullying e vivência de valores

Assuntos como convivência e resolução sadia de conflitos em debate
13/08/2018
Nosso jeito de educar
Assuntos como convivência e resolução sadia de conflitos em debate

​​​​​​​Comprometido com a formação integral e a vivência de valores, o Colégio Marista Rosário acompanha e aborda temas como bullying entre a comunidade escolar. Entendemos que a capacitação constante e as medidas preventivas são essenciais e, dessa forma, diferentes projetos são realizados durante o ano.

Abaixo, algumas das iniciativas:

Projeto de Acolhida e Adaptação: voltado para estudantes novos, englobando apadrinhamento, diálogo constante com os jovens e atendimento às famílias, visa, principalmente, a integração aos novos grupos.

Assembleias de Turma: realizadas quinzenalmente, com metodologia para trabalhar a convivência e resolução sadia de conflitos, incluindo prevenção ao bullying e cyberbullying.

As turmas também participam do Projeto Convivendo, que desenvolve questões presentes nas relações diárias e demandas emergentes, buscando proporcionar um convívio saudável no ambiente escolar. Recentemente, foi trabalhada pela Coordenação de Turno e Serviço de Orientação Educacional (SOE) a lei nº 13.185 de 6/11/2015 com as turmas dos Anos Finais EF.

Outras ações:

Com os pequenos dos Anos Iniciais, por exemplo, as intervenções em sala de aula trazem o assunto com a naturalidade e adequação devida para a faixa etária. No dia 9/8, a turma de 2º ano EF debateu o tema, mediado pela professora Andréia Souza, e pela orientadora educacional Mariana Arieta. Durante a reflexão, os pequenos tiveram espaço para tirar suas dúvidas e relatar vivências entre amigos e colegas. Em sua fala, Mariana destacou que o bullying é uma atitude repetida de um estudante contra o outro. Portanto, desentendimentos eventuais ou discussões, apesar de precisarem ser acertadamente resolvidos, não se enquadram no conceito.

De outra forma, o conteúdo foi assunto da segunda edição do Conselho de Líderes Rosarienses (CLER), realizado dia 12/7 (foto). Nele, os líderes e vice-líderes de turma do 5º ano EF ao 3º ano EM, juntamente com integrantes do Grêmio Estudantil Rosariense (GER), debateram posicionamento nas redes sociais e bullying. Ao final, foram convidados a refletir e criar frases que auxiliem a comunidade escolar a abordar o assunto.

Os educadores também são envolvidos em capacitações para lidar com o tema, como palestras (a última ocorreu em maio), e reuniões pedagógicas.

Além disso, há momentos de diálogo para estudantes e famílias sobre exposição nas redes sociais, seus riscos e consequências, e uso de tecnologias. Em junho, ocorreram momentos para os Anos Finais EF, que participaram do bate-papo: Mídia, condutas e adolescência: reflexões necessárias, com a advogada Cláudia Bressler. Outras palestras para estudantes e pais já bordaram assuntos como: consumo de álcool na adolescência, suas consequências diretas no organismo e indiretas, com reflexos em comportamento de risco e exposição.