Clube de Relações Internacionais recebe estudantes do Marista Assunção

28/09/2018
Nosso jeito de educar
Convidados participaram de uma simulação interna no Marista Rosário

​​Na sexta-feira, 28/9, o Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd) do Colégio realizou uma simulação interna na escola para nove estudantes do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre.

Na atividade, eles simularam um encontro do Comitê de Segurança da ONU (UNSC) e falaram sobre a Guerra do Iraque de 2003. Dois acadêmicos de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre eles uma ex-aluna rosariense, que é a secretária-geral do Crisd, comandaram o debate.

Para o estudante do 1º ano EM do Marista Assunção Yuri Caetano, a oportunidade foi muito proveitosa. “É a primeira vez que participo e achei bem bacana, algo bem diferente, é uma bela iniciativa do Colégio", afirma.

Em 2019, o Clube realizará seu primeiro evento de simulação diplomática usando o modelo de debate das Nações Unidas: o MUNdo Marista Rosário. Nas sessões, os estudantes representarão papéis diplomáticos em uma série de comitês, abordando temas de abrangência e relevância global, como tratados internacionais e suas violações a conflitos contemporâneos. Os jovens representarão um país e sua posição em um tema específico, e buscam soluções para o problema apresentado.​